INUSITADO

Pai derruba a internet de duas cidades ao tentar desconectar filhos das redes sociais

O homem usou um bloqueador ilegal para evitar que os filhos passassem as noites conectados. Ele poderá ser condenado a até seis meses de prisão

Correio Braziliense
postado em 19/02/2022 23:20 / atualizado em 19/02/2022 23:31
 (crédito: Unsplash)
(crédito: Unsplash)

Um morador Messanges, na França, não aguentava mais ver os filhos adolescentes sem disposição pelas manhãs por passarem as noites entretidos em frente às telas dos celulares. Para restringir de vez o acesso dos meninos à internet, ele utilizou um bloqueador de sinal ilegal e, sem querer, deixou toda a cidade desconectada por várias noites — sem internet e sem rede móvel de telefone. Agora, ele poderá ser condenado a até seis meses de prisão e deverá pagar uma multa de 30 mil euros. As informações são do New York Post.

O caso foi descoberto após os moradores de Messanges — que registra cerca de 1 mil habitantes — relatarem que, todos os dias, o sinal de internet e telefone era interrompido durante a madrugada, principalmente a partir das 0h.

Uma investigação foi aberta e a descoberta foi feita por um engenheiro da Agência Nacional de Frequências (ANFR), que vasculhou a cidade com um receptor portátil que detecta ondas que podem cortar os sinais de telefone e internet até encontrar o bairro em que o dispositivo apresentava maior identificação de bloqueadores.

Como uma bússola, ele percorreu a região a pé, orientado pelo aparelho, até encontrar uma casa que emitia o bloqueio — a fonte do problema. O engenheiro chamou o dono da casa e o questionou se ele usava algum aparelho diferente, o que admitiu fazer. Ele contou que comprou um “band wave jammer” para impedir o uso das redes sociais à noite.

O mecanismo do pai era claro — e simples, para ele —: antes de dormir, ele ligava o aparelho, e acreditava que o bloqueio ocorria apenas na casa dele. Além de Messanges, a ANFR descobriu que a cidade vizinha também apresentou bloqueio no acesso à internet. A empresa alertou que os dispositivos do tipo podem ter “um raio muito maior do que pensamos, ou os vendedores costumam sugerir”.

Por esse motivo, o uso de jammers é estritamente ilegal na França e o responsável pela utilização pode ser punido com até seis meses de prisão e multa de 30 mil euros. Até o momento, o pai foi obrigado a pagar uma taxa de 450 euros para cobrir a investigação da ANFR e espera o resultado de um processo aberto pelo promotor público da cidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação