RÚSSIA E UCRÂNIA

Mais de 900 pessoas são detidas em protestos anti-guerra na Rússia

Ações organizadas pelos civis russos ocorreu em menos de 24 horas da invasão do país à Ucrânia

Thays Martins
postado em 24/02/2022 15:14 / atualizado em 24/02/2022 18:11
Em um comunicado, o Comitê de Investigação da Rússia alertou a população sobre as implicações legais para quem participar de protestos não autorizados -  (crédito: Alexander NEMENOV / AFP)
Em um comunicado, o Comitê de Investigação da Rússia alertou a população sobre as implicações legais para quem participar de protestos não autorizados - (crédito: Alexander NEMENOV / AFP)

Várias pessoas ao redor do mundo realizam protestos contrários a invasão da Rússia à Ucrânia nesta quinta-feira (24/2). De acordo com a ONG de Direitos Humanos russa OVD-Info, mais de 900 pessoas já foram presas em protestos anti-guerra na Rússia hoje. Entre elas, está a ativista e defensora dos direitos humanos Marina Litvinovich, que foi presa em Moscou. 

Antes de ser detida, a ativista tinha postado um vídeo no Facebook convocando as pessoas a protestarem. "Sei que muitos de vocês agora se sentem desesperados, impotentes e envergonhados com o ataque do (presidente) Vladimir Putin ao povo amigável da Ucrânia. Mas peço que não se desesperem e saiam às praças centrais de suas cidades às 19h (13h de Brasília) de hoje e digam clara e explicitamente que nós, o povo da Rússia, somos contra a guerra desencadeada por Putin", afirmou. 

Em um comunicado, o Comitê de Investigação da Rússia alertou a população sobre as implicações legais para quem participar de protestos não autorizados. “Ao responder aos apelos provocativos, deve-se estar ciente das consequências jurídicas negativas dessas ações na forma de persecução, até a responsabilidade criminal”, disse em comunicado.

 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação