Rússia X Ucrânia

Biden sobre a invasão russa à Ucrânia: "Putin escolheu a guerra"

Em primeiro pronunciamento pós invasão russa, Joe Biden anunciou sanções mais severas ao país de Vladmir Putin

Camilla Germano
postado em 24/02/2022 16:39 / atualizado em 24/02/2022 17:25
 (crédito: Brendan Smialowski / AFP)
(crédito: Brendan Smialowski / AFP)

Nesta quinta-feira (24/2), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento oficial criticando o ataque “sem provocações e sem justificativa” da Rússia à Ucrânia na madrugada desta quinta. Biden anunciou também novas sanções e disse que os aliados estão preparados para fazer mais para ajudar a Ucrânia.

“Os militares russo começaram um ataque brutal à população na Ucrânia, sem provocação, sem justificativa e sem necessidade. Esse é um ataque premeditado, Vladimir Putin vem planejando isso há meses, é o que estamos falando o tempo todo. Ele moveu mais de 175 mil tropas e equipamentos militares ao longo da fronteira com a Ucrânia e moveu suplementos de sangue, construiu hospitais em campo, o que diz tudo o que você precisa saber sobre suas intenções”, disse Biden no começo do pronunciamento.

Na sequência, o presidente afirma ainda que Putin rejeitou qualquer tentativa de resolução por diplomacia, para evitar conflitos e sofrimento humano. Além disso, ressaltou que o presidente russo fez sugestões sem base. “[Putin falou] que a Ucrânia estava prestes a invadir e lançar uma Guerra contra a Rússia. Que a Ucrânia estava preparada para usar armas químicas. Que a Ucrânia cometeu genocídio. Sem nenhuma prova”.

Biden ressaltou ainda que os ataques foram premeditados, afirmando que no mesmo momento em que o Conselho de Segurança da ONU estava se reunindo para impedir uma possível invasão, Putin declarou a Guerra e mísseis começaram a atacar a Ucrânia. “Nós temos sido transparentes com o mundo, nós compartilhamos informações sigilosas sobre os planos da Rússia e ciberataques sob falsos pretextos, para não haver nenhuma confusão ou acobertamento de informações, sobre o que Putin está fazendo”, afirmou ele.

“Putin é o agressor. Putin escolheu essa Guerra. E agora ele e seu país vão pagar as consequências”, continuou ele.

Em seguida, Biden ressaltou que as sanções contra a Rússia vão aumentar e novas limitações sobre o que pode ser exportado para o país. “Isso vai causar um custo severo na economia da Rússia, tanto imediatamente quanto ao longo do tempo. Nós propositalmente definimos essas sanções para maximizar o impacto a longo prazo na Rússia e minimizar o impacto nos Estados Unidos e nos nossos aliados”.

Nas palavras do presidente norte-americano, eles não estão fazendo isso sozinhos. “Em adição às penalidades econômicas impostas, nós estamos tomando medidas para defender nossos aliados”, afirmou ele.

Confira o pronunciamento na íntegra: 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação