Rússia X Ucrânia

Ucranianos podem bloquear contas no Facebook, após suposta 'lista da morte' russa

Os Estados Unidos alertaram a ONU sobre informações fidedignas de que as forças russas estavam criando listas para assassinato de cidadãos da Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 24/02/2022 21:46 / atualizado em 24/02/2022 21:47
 (crédito: OLIVIER DOULIERY)
(crédito: OLIVIER DOULIERY)

Os ucranianos podem bloquear a partir de agora suas contas e páginas no Facebook como medida de segurança, informou a plataforma nesta quinta-feira (24/2), após advertências de que Rússia possuía "listas da morte" de cidadãos ucranianos, após a invasão militar.

Os usuários poderão bloquear downloads e compartilhamentos de sua foto de perfil por desconhecidos, bem como o acesso às suas publicações, ferramenta que a empresa usou após a tomada do Afeganistão pelo talibã, no ano passado.

O anúncio foi feito depois que os Estados Unidos alertaram a ONU para "informações fidedignas segundo as quais as forças russas estavam criando listas de cidadãos ucranianos para assassinato ou prisão em campos após a ocupação militar".

O Facebook informou que possui uma equipe que monitora a situação e implementou o bloqueio de contas. A empresa foi duramente criticada durante um escândalo recente, em que a gigante das redes sociais foi acusada de colocar seu crescimento acima da segurança dos bilhões de usuários de suas plataformas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação