Guerra na Ucrânia

Estados Unidos recomendam saída imediata de americanos da Rússia

Advertência publicada pelo país informa que opções de voo estão diminuindo enquanto aumentam as sanções ao país e lembra que o pessoal não essencial da embaixada em Moscou foi autorizado a voltar

Correio Braziliense
postado em 28/02/2022 12:31
Policiais detêm um manifestante durante um protesto contra a invasão russa da Ucrânia no centro de São Petersburgo -  (crédito: Sergei Mikhailichenko/AFP)
Policiais detêm um manifestante durante um protesto contra a invasão russa da Ucrânia no centro de São Petersburgo - (crédito: Sergei Mikhailichenko/AFP)

Comunicado oficial do governo dos Estados Unidos recomendou, nesta segunda (28/2), que cidadãos do país deixem a Rússia imediatamente. Advertência é uma reiteração de nota publicada no domingo, quando o Departamento de Estado havia recomendado que os americanos ‘considerassem’ deixar o país de Vladmir Putin.

Neste novo informativo, o governo dos EUA lembrou que as opões de voos comerciais diminuem conforme as sanções contra Moscou se expandem. União Europeia, Reino Unido, Canadá são alguns dos estados que já fecharam o espaço aéreo para quem vem da Rússia.

A nota também leva em conta que o próprio corpo diplomático dos EUA foi dispensado de seguir em território russo, desde que seja parte da equipe não essencial. “A capacidade do governo americano de oferecer serviços de rotina, ou de emergência, a cidadãos americanos na Rússia é extremamente limitada”, ressalta o Departamento de Estado, que também alerta para o risco de "perseguição" por parte das autoridades russas de cidadãos americanos.

Com informações da AFP.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação