Guerra na Europa

Presidente da União Europeia defende entrada da Ucrânia no bloco: "São um de nós"

Zelensky solicitou que a UE permitisse a entrada imediata do país no bloco por meio de um procedimento especial

Pedro Grigori
postado em 28/02/2022 18:15
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu a entrada da Ucrânia no bloco econômico do continente. Em entrevista ao site Euronews, Ursula disse que o país é "um de nós e nós os queremos na União Europeia".

Mesmo com o apoio, Ursula não deu indicação de que o país passará por uma adesão rapida, como pedido pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. "Temos um processo com a Ucrânia que é, por exemplo, integrar o mercado ucraniano no mercado único”, disse a presidente da Comissão Europeia.

Nesta segunda-feira (28/2), Volodymyr Zelensky assinou o pedido formal de adesão do país à União Europeia. Pelo Twitter, ele confirmou que conversou por telefone com Ursula e falou sobre decisões concretas, o reforço das capacidades de defesa da Ucrânia, assistência macrofinanceira e a adesão do país à UE.

Zelensky solicitou que a Ucrânia fizesse parte da UE imediatamente, por meio de um procedimento especial. “O nosso objetivo é estarmos junto com todos os europeus e, mais importante, estarmos em pé de igualdade", disse o líder ucraniano em vídeo.

À entrada a reunião do ministros da Defesa da UE, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell afirmou que a adesão "não é um assunto na agenda" do bloco neste momento. "A adesão é uma coisa que demoraria, em qualquer caso, cerca de dois anos. E, nós temos de dar uma resposta em relação às próximas horas. Não para os próximos anos, mas para as próximas horas", afirmou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação