Conflito

Sexto dia de invasão russa na Ucrânia é marcado por mais tensão

Kiev amanheceu debaixo de neve, ao som de sirenes.

Rozane Oliveira - Especial para o Correio
postado em 01/03/2022 08:23
 (crédito: Genya SAvilov/AFP)
(crédito: Genya SAvilov/AFP)

Aumenta a tensão no sexto dia de invasão russa na Ucrânia. Não só porque os bombardeios não cessaram na segunda-feira, como era esperado com a negociação decorrendo na fronteira da Bielorrússia, como porque, na madrugada, o satélite norte-americano Maxar mostrava uma coluna de mais de 60 quilômetros de tropas e aparato militar da Rússia a caminho da capital ucraniana. Kiev amanheceu debaixo de neve, ao som de sirenes.

De acordo com a empresa dos Estados Unidos, a coluna militar “estende-se dos arredores do aeroporto de Antonov, a cerca de 25 quilômetros do centro de Kiev, no sul, até os arredores de Prybirsk, no Norte”.

O Parlamento da Ucrânia informam que tropas da Bielorrússia se uniram aos militares russos e já estão em territórios do norte do país invadido. Na madrugada, um míssil atingiu um prédio governamental em Khirkiv, segunda maior do país.

Boicote

A fala do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, na Conferência de Desarmamento da Organização das Nações Unidas (ONU) foi boicotada. Os diplomatas abandonaram ostensivamente a sala no início do discurso de Lavrov, que foi pré-gravado, segundo a AFP.

Lavrov deveria ter ido pessoalmente a Genebra, mas anulou na segunda-feira o deslocamento, justificando com "sanções anti-russas" que o proíbem de sobrevoar a União Europeia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação