KIEV

Ucrânia: cinco pessoas morreram em ataque russo à torre de TV

A torre de televisão fica no mesmo bairro onde os nazistas mataram mais de 30.000 judeus em dois dias. em 1941

Correio Braziliense
postado em 01/03/2022 14:18 / atualizado em 01/03/2022 14:29
 (crédito: UKRAINIAN INTERIOR MINISTRY PRESS SERVICES / AFP)
(crédito: UKRAINIAN INTERIOR MINISTRY PRESS SERVICES / AFP)

O ataque russo à torre de televisão de Kiev nesta terça-feira (1/3) e deixou cinco mortos, além de provocar a interrupção da transmissão de canais de TV - anunciou o Ministério ucraniano do Interior.

"Segundo dados preliminares, cinco pessoas morreram, e cinco ficaram feridas" neste ataque, detalhou o ministério, em sua página no Facebook.

O ataque, no sexto dia da invasão da Ucrânia por tropas russas, "atingiu" equipamentos da torre, relatou o ministério, acrescentando que "os canais não vão funcionar durante um certo tempo". A estrutura principal da torre continua de pé.

O governo disse que os sistemas de emergência farão o possível para que algumas emissoras restabeleçam sua transmissão em breve.

A torre de televisão fica no mesmo bairro do sítio de Babi Yar, um lugar onde os nazistas mataram mais de 30.000 judeus em dois dias, em 1941. Este local é um importante memorial.

"Esses bárbaros estão massacrando as vítimas da Shoah (Holocausto) pela segunda vez", denunciou no Twitter o chefe da administração presidencial ucraniana, Andriï Iermak.

Ainda nesta terça-feira (01/03), as forças russas atacaram o prédio do governo regional de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. Ao menos 10 pessoas morreram neste ataque. 

Outras 8 pessoas morreram, e seis ficaram feridas nesta terça-feira (01/03) em um ataque aéreo sobre uma área residencial da mesma cidade, Kharkiv, ao leste da Ucrânia, alvo de uma ofensiva por parte das tropas de invasão russas. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação