Guerra na Europa

Embaixador de Belarus nega participação do país no conflito na Ucrânia

Sergey Lukashevich disse que os militares estão atuando apenas dentro das fronteiras de Belarus

Adson Boaventura
postado em 01/03/2022 18:18 / atualizado em 01/03/2022 18:54
 (crédito: Embaixada de Belarus/Divulgação)
(crédito: Embaixada de Belarus/Divulgação)

Após a divulgação, nesta terça-feira (1°/3), de que tropas bielorrusas estariam participando da invasão à Ucrânia, o embaixador de Belarus no Brasil, Sergey Lukashevich, negou o envolvimento do país no conflito. "Não há tropas nossas fora do nosso território, em nenhum lugar do mundo", enfatizou.

Mais cedo, o Ministério de Defesa bielorrusso divulgou nota reiterando a não participação no conflito.

Confira a integra da nota:

Em conexão com os apelos dos cidadãos ao departamento militar sobre a possível participação de militares bielorrussos em hostilidades fora de Belarus, é relatado o seguinte: “Os militares bielorrussos realizam tarefas de acordo com o plano de treinamento das Forças Armadas para seus propósito pretendido no ano letivo de 2021/2022 apenas dentro das fronteiras da República de Belarus, e não aceitam a participação em uma operação militar especial no território da Ucrânia.

Para os cidadãos que veem imediatamente a transferência de forças para a Ucrânia no movimento de qualquer coluna de equipamento militar, ou amostras únicas, explicamos:

1. As Forças Armadas da República de Belarus são engajadas de acordo com o plano de treinamento para o fim a que se destinam, sendo a movimentação de equipamentos e pessoal um processo comum.

2. Temos afirmado repetidamente que parte das forças e meios do departamento militar estão realizando tarefas para fortalecer a proteção de seções da fronteira da República de Belarus, inclusive na direção sul.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação