guerra no leste europeu

Ex-Miss Ucrânia chama civis para a resistência: "Os invasores morrerão"

Com fotos segurando armas, Anastassiia Lenna faz postagens no Instagram convocando europeus

Aline Brito
postado em 01/03/2022 19:45
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Uma ex-miss Ucrânia, com uma vida normal de trabalho e apaixonada por airsoft, viu tudo mudar no último dia 24 de fevereiro. Na data, o líder russo, Vladimir Putin, iniciou a invasão militar no território ucraniano e, desde então, a guerra vem se intensificando a cada dia que passa. Por isso, Anastasiia Lenna decidiu usar a influência que tem nas redes sociais para incentivar civis a lutarem contra as forças russas.

A Miss Grand Ucrânia 2015 soma quase 300 mil seguidores no instagram e, desde que a invasão começou, tem levantado a bandeira de seu país. Nos stories e nas publicações, ela ameaça invasores e demonstra esperança de vitória da Ucrânia. “Os invasores morrerão em nosso país. Esperem e verão o que acontecerá”, afirmou em uma postagem.

Desde 2020, a ex-miss compartilha fotos e vídeos de treinos com armas de airsoft. Em fotos bem produzidas, ela escreve legendas informativas sobre táticas de guerra. “O uso adequado da camuflagem reduz o alcance de detecção do inimigo em pelo menos um terço”, informou em uma publicação feita em 11 de fevereiro, antes da invasão começar.

Anastasiia é formada em marketing e administração pela Universidade Slavistik, em Kiev. Além disso, segundo a imprensa internacional, ela fala cinco línguas e já trabalhou como relações públicas na Turquia e como tradutora.

Resistência

Por conta da experiência com airsoft e das fotos segurando armas, os internautas especulam sobre Anastasiia ter se juntado à resistência armada contra a Rússia. Depois dessas publicações terem gerado burburinho, ela publicou um vídeo com imagens da guerra dizendo que não é militar. “Não sou militar, sou só um humano”, garantiu.

“Eu não sou um militar, apenas uma mulher, apenas um humano normal. Apenas uma pessoa, como todas as pessoas do meu país. Também sou jogadora de airsoft há anos”, esclareceu. “Todas as fotos do meu perfil para inspirar as pessoas. Eu tinha uma vida normal apenas na quarta-feira (24/2), como milhões de pessoas. Não faço propaganda, exceto mostrar que nossa mulher da Ucrânia é forte, confiante e poderosa”, disse a ex-miss.


Apesar de incentivar civis a combaterem na guerra e ter viralizado, na internet, publicações dizendo que ela também teria se juntado à resistência armada, não há indícios nas redes sociais da ex-miss que realmente comprovem que ela está no combate. Ela tem compartilhado informações sobre a invasão, mortes, formas de ajudar os ucranianos e, há cinco dias, compartilhou fotos e vídeos em uma espécie de acampamento dentro de um estacionamento subsolo, onde ela está se abrigando.

“Nasci e moro em Kiev. Esta é a minha cidade. Ucrânia é meu país. Em 24 de fevereiro a Federação Russa pisa em nossas terras e começa a matar civis, mulheres e crianças. O povo ucraniano não tem culpa. Nenhum de nós tem qualquer culpa. Estamos em nossas terras!”, declarou a jovem.

Lenna defende o uso da informação para ajudar no combate às forças russas e também pede ajuda do restante do mundo. “Falo para todas as pessoas do mundo! Pare a guerra na Ucrânia! Nenhuma pessoa deve morrer! Podemos parar tudo isso juntos. Compartilhe informações sobre a situação. Peça para a OTAN fechar o céu! Ajude-nos, povo ucraniano, a parar a agressão russa”, pediu.

“Agradeço toda a atenção e apoio ao meu país, a todas as pessoas na Ucrânia que lutam todos os dias contra a agressão russa”, escreveu na publicação mais recente em seu perfil. “Nós venceremos!”, declarou. “Glória à Ucrânia! Glória aos Heróis!”, concluiu Lenna.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação