guerra no leste europeu

Em boicote à Rússia, Apple interrompe negócios no país de Putin

A empresa não vende mais produtos na Rússia e fez alterações em aplicativos

Aline Brito
postado em 01/03/2022 20:57
 (crédito: Apple/Reprodução)
(crédito: Apple/Reprodução)

A Apple, empresa produtora do Iphone, anunciou, nesta terça-feira (1/3), que não faz mais negócios com a Rússia. A empresa iniciou boicote contra o país de Vladimir Putin como forma de repúdio à invasão realizada na Ucrânia, iniciada na semana passada.

Dentre as sanções, está a proibição de venda de todos os produtos da companhia, como novos iPhone, iPad, MacBook. Alterações dentro de aplicativos próprios da Apple também foram feitas com o objetivo de distanciar a Rússia, por exemplo, a vendas nas lojas de aplicativos, o AppStore, da Rússia foram suspensas, além de serviços financeiros, como Apple Pay.

A imprensa russa também sofre com as decisões da gigante da tecnologia. Aplicativos dos veículos russos de imprensa RT News e Sputnik News não podem mais ser acessados por usuários de fora da Rússia, como forma de barrar a informação tendenciosa que sai do país de Putin.

Em nota, a marca da maçã anunciou também que desabilitou os recursos de trânsito e incidentes em tempo real no Apple Maps na Ucrânia, como medida de segurança e precaução para os cidadãos ucranianos. “Estamos profundamente preocupados com a invasão russa da Ucrânia e estamos com todas as pessoas que estão sofrendo como resultado da violência. Estamos apoiando os esforços humanitários, fornecendo ajuda para a crise de refugiados e fazendo todo o possível para apoiar nossas equipes na região”, garantiu a companhia.

O CEO da Apple, Tim Cook, também se manifestou sobre a guerra. Ele publicou no Twitter dizendo que estava profundamente preocupado com a situação na Ucrânia, e afirmou que a Apple estava fazendo “tudo o que podia” por suas equipes no país, além de apoiar ações humanitárias locais.

Unidos

A Apple não é a única grande empresa a impor restrições à Rússia. A Meta (antiga Facebook), a Disney, o Twitter, Mastercad, Visa, Hollywood, entre outros, também estabeleceram sanções.

Na segunda-feira (28/2), a gigante americana do entretenimento, Disney, anunciou que suspendeu a estreia de seus filmes nos cinemas da Rússia. No mesmo dia, Facebook, Twitter e Microsoft tomaram medidas para limitar a divulgação de informações dos meios de comunicação aliados ao governo russo.

Nesta terça, as empresas de cartão de crédito americanas Visa e Mastercard impediram bancos russos de usarem as redes, bloqueando instituições financeiras.

Além disso, Hollywood também aderiu ao boicote contra Moscou por invasão da Ucrânia e decidiu retirar os próximos lançamentos de filmes da Paramount dos cinemas russos. A indústria do entretenimento em geral está se posicionando contra a hostilidade da Rússia à Ucrânia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação