Rússia X Ucrânia

Em coletiva, Joe Biden diz que "Putin está mais isolado do que nunca"

O presidente norte-americano completou ainda que o presidente russo achou que poderia dividir a Otan, mas que estava enganado

Camilla Germano
postado em 02/03/2022 19:34 / atualizado em 02/03/2022 19:34
Nos próximos dias, Binken viajará para a Bélgica, Polônia, países bálticos e Moldávia para reafirmar o apoio de Washington à Ucrânia após a invasão russa -  (crédito: Brendan Smialowski / AFP)
Nos próximos dias, Binken viajará para a Bélgica, Polônia, países bálticos e Moldávia para reafirmar o apoio de Washington à Ucrânia após a invasão russa - (crédito: Brendan Smialowski / AFP)

O presidente norte-americano falou novamente sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia nesta quarta-feira (2/3). Enquanto participava do evento na cidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, Joe Biden usou do momento para reforçar as falas já feitas anteriormente e endossar o discurso do chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, que também falou sobre a Guerra nesta quarta.

Biden chegou a dizer que o presidente da Rússia está cada vez mais isolado frente às novas sanções impostas pelos Estados Unidos e as declarações de outros países — como na Assembleia da ONU — de que não concordam com as atitudes russas.

“Ele [Putin] pensou que o Ocidente e a OTAN não iriam responder. Achou que poderia nos dividir em nossa casa, mas ele errou. Nós estamos prontos”, disse Biden. “E agora o mundo livre o responsabiliza. Putin está mais isolado que nunca e nós continuaremos a ajudar o povo ucraniano enquanto eles devem seu país”.

Anteriormente, o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, qualificou a retórica nuclear "provocativa" de Vladimir Putin como "o cúmulo da irresponsabilidade". “Essa retórica é perigosa, aumenta o risco de erros de cálculo e deve ser evitada", destacou ele em coletiva de imprensa.

Enquanto isso, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que os Estados Unidos adiaram um teste de lançamento de um míssil balístico que estava planejado, para não exacerbar as tensões. "Não tomamos esta decisão superficialmente, mas para mostrar que somos uma potência nuclear responsável", disse ele.

Confira o pronunciamento na íntegra:

Viagem à Polônia e países bálticos

Nos próximos dias, Binken viajará para a Bélgica, Polônia, países bálticos e Moldávia para reafirmar o apoio de Washington à Ucrânia após a invasão russa.

“A viagem, de 3 a 8 de março, continua as extensas consultas e coordenação com nossos aliados da Otan e parceiros europeus sobre a continuação da guerra premeditada, não provocada e injustificada da Federação Russa contra a Ucrânia", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, em um comunicado.

A viagem terá início em Bruxelas, onde Blinken se reunirá com seus colegas da União Europeia e países da Otan e participará de uma reunião ministerial do G 7 em que o conflito será tópico.

Confira os infográficos desta quarta-feira (2/3) sobre a Guerra na Ucrânia

  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Últimos acontecimentos da invasão russa da Ucrânia, entre 1 e 2 de março.
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Últimos acontecimentos da invasão russa da Ucrânia, entre 1 e 2 de março. Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE, Emilie BICKERTON / AFP
  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa de Kiev com a localização das três linhas de metrô da capital ucraniana, e a zona sob controle russo da cidade, em 1 de março às 17h (Bras.).
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa de Kiev com a localização das três linhas de metrô da capital ucraniana, e a zona sob controle russo da cidade, em 1 de março às 17h (Bras.). Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Cléa PÉCULIER / AFP
  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa com a localização das explosões, dos bombardeios e combates entre o exército ucraniano e russo, e as zonas sob controle russo, em 2 de março às 14h (Bras.).
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa com a localização das explosões, dos bombardeios e combates entre o exército ucraniano e russo, e as zonas sob controle russo, em 2 de março às 14h (Bras.). Simon MALFATTO, Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE, Cléa PÉCULIER, Kenan AUGEARD / AFP
  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa da Ucrânia comparando as zonas sob controle russo de 24 de fevereiro a 1º de março
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa da Ucrânia comparando as zonas sob controle russo de 24 de fevereiro a 1º de março Laurence SAUBADU, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Cléa PÉCULIER / AFP
  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Localização das explosões e bombardeios desde 24 de fevereiro no centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia.

Crédito: Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Kenan AUGEARD / AFP
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Localização das explosões e bombardeios desde 24 de fevereiro no centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. Crédito: Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Kenan AUGEARD / AFP Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Kenan AUGEARD / AFP
  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa da Europa que mostra os deslocamentos de refugiados ucranianos para outros países europeus, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa da Europa que mostra os deslocamentos de refugiados ucranianos para outros países europeus, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Sabrina BLANCHARD, Emilie BICKERTON, Enric BONET-TORRA, Gabriel CAMPELO / AFP

*Com informações da Agence France-Presse

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação