França

França vai remover estátua da Virgem Maria de ilha por princípio da laicidade

A Justiça administrativa deu um prazo de seis meses para que a estátua seja retirada do cruzamento onde ela se encontra

Agence France-Presse
postado em 03/03/2022 18:48 / atualizado em 03/03/2022 18:49
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Um município de uma ilha do oeste da França recebeu nesta quinta-feira (3/3) a ordem judicial de retirar uma estátua da Virgem Maria em nome do princípio da laicidade.

A Justiça administrativa deu um prazo de seis meses para La Flotte-en-Ré, na ilha de Ré, para retirar a estátua do cruzamento onde ela se encontra.

Uma associação local havia levado o tema aos tribunais, pedindo a aplicação da lei francesa de 1905 que proíbe a instalação de monumentos religiosos nos espaços públicos.

A estátua, que durante muito tempo esteve exposta em um jardim particular, foi cedida ao município em 1983.

Após um acidente de trânsito em 2020, que danificou o monumento, o município decidiu restaurá-lo de forma idêntica no cruzamento, ao considerar que era "parte de um patrimônio histórico", segundo o prefeito Jean-Paul Héraudeau.

Contudo, para o tribunal, a estátua constitui "um símbolo principalmente religioso".

Os casos envolvendo a instalação de presépios em prefeituras e de estátuas religiosas em espaços públicos costumam se tornar manchetes na França, onde a laicidade é um tema delicado que produz debates acalorados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação