Rússia x Ucrânia

Putin pede para países vizinhos normalizarem relações com a Rússia

Kremlin disse que este é o momento para russos apoiarem o presidente Vladimir Putin

Thays Martins
postado em 04/03/2022 10:32
 (crédito: Alexey NIKOLSKY / SPUTNIK / AFP)
(crédito: Alexey NIKOLSKY / SPUTNIK / AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu, nesta sexta-feira (4/3), para que os países vizinhos da Rússia normalizem as relações com o país. "Não temos más intenções, não há necessidade de impor restrições, cumprimos todas as obrigações", disse em pronunciamento transmitido na televisão. "Não vemos aqui necessidade de agravar ou piorar nossas relações. E todas as nossas ações, se surgirem, sempre surgem exclusivamente em resposta a algumas ações hostis, ações contra a Federação Russa", continuou. 

De acordo com ele, o país é capaz de aguentar as sanções econômicas e poderá sair mais forte do conflito. “Teremos apenas que mover alguns projetos um pouco para a direita, para adquirir competências adicionais. Mas ainda vamos resolver os problemas que enfrentamos", afirmou. 

Nesta sexta, o Kremlin disse que chegou o momento para a população se unir em torno do presidente Vladimir Putin. "Agora não é hora de divisão, é o momento de união. E união ao redor do nosso presidente", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em um encontro com a imprensa. 

O porta-voz do Kremlin disse que Putin não planeja falar com o presidente ucraniano e nem com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. "Tal conversa não está planejada. Atualmente, é difícil considerar esses parceiros como interlocutores", disse Peskov. 

Nesta sexta-feira, o conflito com a Ucrânia chega ao nono dia com a tomada da usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa. Nesta quinta, os dois países concordaram com a criação de um corredor humanitário para a retirada segura de civis da Ucrânia. 

Com informações da France-Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação