Guerra

Sem acordo de paz, Ucrânia e Rússia concordam em criar corredor humanitário

Assessor presidencial ucraniano, Mikhailo Podolyak, escreveu no Twitter que os dois países voltarão a se reunir "em breve"

Thays Martins
postado em 03/03/2022 15:43
 (crédito: HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP -  SERGEI GUNEYEV - Montagem)
(crédito: HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP - SERGEI GUNEYEV - Montagem)

A segunda reunião entre representantes da Ucrânia e da Rússia terminou, nesta quinta-feira (3/3), sem um acordo de paz entre os dois países. No entanto, as duas nações concordaram em criar um corredor humanitário para aqueles que desejam deixar a Ucrânia possam sair em segurança. A informação foi confirmada pelo assessor da presidência da Ucrânia, Mikhailo Podolyak. 

"A segunda rodada de negociações acabou. Infelizmente, a Ucrânia ainda não tem os resultados de que precisa. Há apenas decisões sobre a organização de corredores humanitários", disse o assessor presidencial ucraniano, Mikhailo Podolyak, no Twitter.

Podolyak disse ainda que os dois países voltarão a se reunir "em breve". O acordo foi confirmado pelo representante russo Vladimir Medinsky. Ele disse que o país concordou com um cessar-fogo para retirada de civis. Mais de 1 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o início da invasão russa. 

Os dois países estiveram reunidos na fronteira com a Belarus hoje pela segunda vez desde o início do confronto na semana passada. 

Nesta quinta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a pedir uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin. "Tenho que falar com Putin [...] porque essa é a única maneira de parar esta guerra", disse Zelensky em entrevista coletiva. 

  • Infograficos quinta-feira 3/3 - Mapa do sudeste da Ucrânia com localização das cidades de Kherson, Berdiansk e Mariupol, da central nuclear de Zapiriyia e das zonas controladas pelos russos em 2 de março às 17h (Bras.).
    Infograficos quinta-feira 3/3 - Mapa do sudeste da Ucrânia com localização das cidades de Kherson, Berdiansk e Mariupol, da central nuclear de Zapiriyia e das zonas controladas pelos russos em 2 de março às 17h (Bras.). Sophie RAMIS, Jean-Michel CORNU, Maria-Cecilia REZENDE, Kenan AUGEARD / AFP
  • Infograficos quinta-feira 3/3 - Localização das explosões e bombardeios desde 1º de março no centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia.
    Infograficos quinta-feira 3/3 - Localização das explosões e bombardeios desde 1º de março no centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Kenan AUGEARD / AFP
  • Infograficos quinta-feira 3/3 - Mapa da Ucrânia comparando as zonas sob controle russo de 24 de fevereiro a 2 de março.
    Infograficos quinta-feira 3/3 - Mapa da Ucrânia comparando as zonas sob controle russo de 24 de fevereiro a 2 de março. Laurence SAUBADU, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Cléa PÉCULIER / AFP
  • Infograficos quinta-feira 3/3 - Mapa da Europa com os deslocamentos de refugiados ucranianos para outros países europeus, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE, Emilie BICKERTON, Enric BONET-TORRA / AFP
  • Infograficos quinta-feira 3/3 - Últimos acontecimentos da invasão russa da Ucrânia, entre 2 e 3 de março.
    Infograficos quinta-feira 3/3 - Últimos acontecimentos da invasão russa da Ucrânia, entre 2 e 3 de março. Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE, Emilie BICKERTON / AFP

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação