Guerra na Ucrânia

Moscou adverte que embargo ao petróleo russo teria consequências 'catastróficas'

Estados Unidos e a União Europeia estão estudando uma possível medida um embargo ocidental ao petróleo russo, em represália pela intervenção militar russa na Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 07/03/2022 18:57 / atualizado em 07/03/2022 18:57
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Rússia advertiu nesta segunda-feira (7) para "consequências catastróficas" na hipótese de um embargo ocidental ao petróleo russo, que os Estados Unidos e a União Europeia estão estudando como possível medida de represália pela intervenção militar russa na Ucrânia.

"É bastante óbvio que a negativa de comprar petróleo russo terá consequências catastróficas para o mercado mundial", disse o vice-primeiro-ministro russo de Energia, Alexander Novak.

"O aumento do preço poderia ser imprevisível e alcançar mais de 300 dólares o barril ou mais", disse, citado por agências de notícias russas.

Segundo Novak, é impossível substituir rapidamente o petróleo russo no mercado europeu por uma fonte alternativa.

"Levará vários anos e será muito mais caro para os consumidores europeus, que serão as principais vítimas deste cenário", advertiu.

O preço do barril de Brent do Mar do Norte beirou os 140 dólares no domingo, perto de seu máximo histórico de 147,50 dólares, alcançando em julho de 2008.

As declarações de Novak ocorrem enquanto Estados Unidos e UE discutem a imposição de sanções sobre o petróleo e o gás russos, em represália à intervenção militar russa na Ucrânia, no âmbito de uma série de duras sanções econômicas contra Moscou nos últimos dias.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação