Rússia X Ucrânia

Rússia anuncia 'aproximação de posições' com Ucrânia

"O tema do status de neutralidade da Ucrânia e a sua não adesão à Otan é um dos pontos-chave das negociações" disse porta-voz russo

Agence France-Presse
postado em 18/03/2022 18:10 / atualizado em 18/03/2022 18:10
 (crédito: HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP -  SERGEI GUNEYEV - Montagem)
(crédito: HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP - SERGEI GUNEYEV - Montagem)

O chefe da delegação russa nas negociações com a Ucrânia observou uma "aproximação" de posições sobre o status de neutralidade da Ucrânia, e avanços na desmilitarização daquele país, anunciou nesta sexta-feira.

"O tema do status de neutralidade da Ucrânia e a sua não adesão à Otan é um dos pontos-chave das negociações, é o ponto em que as partes aproximaram ao máximo suas posições", disse Vladimir Medinsky, citado pelas agências russas. No entanto, ele apontou "nuances" nas "garantias de segurança" exigidas pela Ucrânia.

"No que diz respeito à desmilitarização, eu diria 50/50", comentou Medinsky, que disse não poder revelar detalhes sobre as negociações. Segundo ele, as delegações estão "na metade do caminho" de um acordo sobre o assunto.

Um dos membros da delegação ucraniana, o conselheiro presidencial Mykhailo Podoliak, publicou no Twitter que "as declarações da parte russa são apenas o início das suas exigências. Nossa posição não mudou: cessar-fogo, retirada das tropas (russas) e fortes garantias de segurança, com fórmulas concretas", ressaltou.

Moscou mantém negociações com Kiev e exige do governo ucraniano um status de neutralidade, como o da Suécia e Áustria. Também pede à Ucrânia que descarte uma adesão à Otan, além da desmilitarização e "desnazificação" daquele país.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação