Encontro

Presidente do Egito se reúne com líderes de Israel e Emirados

Abdel Fattah al Sissi, presidente do Egito encontrou os líderes israelense e emiradenses, uma cúpula tripartite

Agence France-Presse
postado em 22/03/2022 14:56 / atualizado em 22/03/2022 14:56
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O presidente do Egito, Abdel Fattah al Sissi, recebeu nesta terça-feira (22) os líderes israelense e emiradenses, uma cúpula tripartite incomum em um momento em que a guerra na Ucrânia afeta os mercados de energia e alimentos e quando as as principais potências abordam posições sobre um novo acordo para o programa nuclear iraniano.

A reunião, que aconteceu em Sharm el-Sheij, uma cidade balnear no Mar Vermelho, se concentrou "especialmente na segurança energética e alimentar" no contexto da guerra na Ucrânia, segundo o porta-voz presidencial Basam Radi.

O Egito, que importa 85% de seu trigo e 73% de seu óleo de girassol da Ucrânia e da Rússia, foi muito afetado pelo aumento sem precedentes dos preços dos cereais e do petróleo após a invasão russa.

Na segunda-feira, a libra egípcia perdeu quase 17% de seu valor, segundo o banco central do país.

Egito, Israel e Emirados são aliados dos Estados Unidos, mas também mantêm relações com a Rússia. Sua posição se manteve cautelosa com a guerra na Ucrânia.

A reunião tripartite de Sharm el-Sheikh é a primeira de seu tipo que reúne os três líderes.

O Egito foi o primeiro país árabe a assinar um tratado de paz com Israel em 1979, mas nunca normalizou suas relações com o país devido ao forte apoio de sua população à causa palestina.

Os Emirados Árabes Unidos normalizaram suas relações com Israel em 2020, como parte dos Acordos de Abrãao, assinados sob mediação dos Estados Unidpos, o qual permitiu uma normalização que vai "além das questões de segurança", afirma o professor de ciências políticas da Universidade do Cairo, Mostafa Kamal Sayed.

Bennett se reuniu com o presidente Al Sissi em setembro, na primeira visita de um chefe de governo israelense ao Egito em 10 anos e visitou os Emirados em dezembro de 2021.

A cúpula também acontece como pano de fundo das negociações entre Irã e as principais potências sobre o programa nuclear iraniano.

Em declarações publicadas nesta terça-feira pelo jornal israelense Yediot Aharonot, Bennett reiterou que, se um acordo for alcançado, não será vinculante para Israel.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação