Guerra no leste europeu

Spotify suspende serviço na Rússia, citando leis sobre liberdade de expressão

A empresa agora está procurando maneiras de incentivar os ouvintes a usar serviços VPN para acessar o Spotify e outros provedores independentes de notícias e informações

Agência Estado
postado em 25/03/2022 22:58 / atualizado em 25/03/2022 22:59
 (crédito:  MARTIN BUREAU/ AFP )
(crédito: MARTIN BUREAU/ AFP )

O Spotify está suspendendo seu serviço na Rússia, anunciou a empresa, recusando-se a cumprir as leis recentes que exigem que a gigante do streaming de áudio censure conteúdo no país. A companhia sueca no início deste mês fechou seu escritório na Rússia e impôs restrições à capacidade dos usuários de encontrar programas divulgados pela mídia estatal russa. Também removeu conteúdo de RT e Sputnik apoiados pelo Estado russo na União Europeia e em outros mercados, depois que a UE suspendeu suas licenças. Na época, o Spotify disse que era importante manter seu serviço operacional na Rússia para permitir o fluxo de informações.

O Spotify mudou de tom nesta sexta-feira (25/3) em resposta à legislação recentemente promulgada, que, segundo a empresa, restringe ainda mais o acesso à informação, elimina a liberdade de expressão e criminaliza certos tipos de notícias. A companhia disse que os novos regulamentos colocam em risco a segurança dos funcionários da empresa e possivelmente de seus ouvintes. Desde que invadiu a Ucrânia, a Rússia promulgou uma legislação que ameaça punir quem publicar o que as autoridades consideram ser informações falsas sobre o que diz ser uma operação militar especial.

A empresa agora está procurando maneiras de incentivar os ouvintes a usar serviços VPN para acessar o Spotify e outros provedores independentes de notícias e informações, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto. Também no início deste mês, a Live Nation Entertainment, maior promotora de shows e serviço de bilheteria do mundo via Ticketmaster, disse que não faria mais shows ou negócios na Rússia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.