Guerra na Ucrânia

Presidente da Comissão Europeia irá a Kiev em 'apoio' a Ucrânia

Ursula von der Leyen disse que viajará a Kiev para expressar seu "apoio indefectível" à Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 07/04/2022 14:54 / atualizado em 07/04/2022 14:56
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quinta-feira (7) que viajará a Kiev para expressar seu "apoio indefectível" à Ucrânia em seu combate à invasão russa.

"O povo ucraniano merece nossa solidariedade. É por esse motivo que viajarei para Kiev amanhã (sexta)", declarou a líder europeia durante uma coletiva de imprensa em Estocolmo.

"Quero mandar uma mensagem de apoio indefectível ao povo ucraniano e seu valente combate por nossos valores comuns", afirmou.

A Comissão havia anunciado sua visita a capital ucraniana para "esta semana", acompanhada do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Está previsto que ambos se reúnam com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, antes do evento "Stand Up for Ukraine" que acontecerá no sábado em Varsóvia, na Polônia, para arrecadar fundos para os refugiados.

A viagem de Von de Leyen segue a da presidente do Parlamento europeu, Roberta Metsola, há alguns dias.

Em 15 de março, os primeiros ministros da Polônia, Eslôvenia e República Tcheca foram os primeiros líderes europeus a viajar para a Ucrânia desde o início da invasão russa.

Desde então, o exército russo está reorganizando suas tropas para concentrar seus esforços no lestes do país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação