RÚSSIA

Car Jitsu: conheça o "esporte" russo com uma luta dentro do carro

'Car Jitsu' foi inspirado no tradicional jiu-jitsu brasileiro e foi criado pelo russo Vik Mikheev, em 2020

Cecília Sóter
postado em 06/04/2022 20:17 / atualizado em 06/04/2022 20:25
No 'Car Jitsu' vale usar até o cinto se segurança -  (crédito: Reprodução/YouTube)
No 'Car Jitsu' vale usar até o cinto se segurança - (crédito: Reprodução/YouTube)

Uma nova modalidade de luta criada na Rússia, o Car Jitsu está ganhando as redes sociais pelo aspecto inusitado. O combate coloca lutadores dentro de um carro e permite a utilização de qualquer parte interna para imobilizar o oponente.

Inspirada no tradicional jiu-jitsu brasileiro, a luta foi criada pelo russo Vik Mikheev, em 2020. Ele, que é lutador de MMA, faixa-preta no judô e no jiu-jitsu, teve a ideia para desenvolver o esporte em espaços pequenos.

"Desde outubro de 2020, eu e meus amigos realizamos pequenos torneios de Car Jitsu para estudar os aspectos da aplicação do jiu-jitsu em um espaço tão confinado", explica Mikheev.

Entenda como funciona o Car Jitsu

Na luta, dois oponentes se enfrentam em dois rounds de três minutos. Cada assalto se inicia com os competidores no banco do carona ou do motorista, podendo se movimentar da maneira como quiserem tanto por dentro como pela lataria fora do carro.

Todos os acessórios internos — como cintos de segurança, espelhos ou o volante — podem ser utilizados pelos competidores livremente. Caso a luta empate após os dois rounds, eles passam para o banco traseiro para definir o vencedor em um terceiro round. Não havendo uma finalização, vence aquele que pontuar mais.

Vik Mikheev publica vídeos dos duelos em seu canal do Youtube.  Em uma publicação recente nas redes sociais, dois competidores aparecem se enfrentando dentro de um carro estacionado em um lago congelado.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação