Rússia X Ucrânia

União Europeia impõe embargo ao carvão da Rússia

Além disso, a UE ampliou a lista de produtos russos cuja importação está proibida no bloco, para incluir algumas "matérias-primas e materiais fundamentais"

Agence France-Presse
postado em 07/04/2022 20:08 / atualizado em 07/04/2022 20:10
 (crédito: Oli Scarff/AFP)
(crédito: Oli Scarff/AFP)

Os países da União Europeia (UE) aprovaram, nesta quinta-feira (7/4), um embargo ao carvão russo e o fechamento dos portos europeus às embarcações do país, no âmbito da quinta rodada de sanções contra Moscou pela invasão da Ucrânia.

A nova bateria de sanções, que um funcionário da presidência francesa do Conselho da UE classificou de "bastante substanciais", é consequência da descoberta, na semana passada, de dezenas de corpos de civis na cidade de Bucha, nos arredores de Kiev.

Também inclui medidas que restringem as exportações de bens de tecnologia de ponta para a Rússia, avaliadas em 10 bilhões de euros, e o congelamento de ativos de diversos bancos russos.

Esta é a primeira vez que os membros do bloco aprovam medidas contra o setor energético russo, do qual dependem muitos países da Europa. A UE importa 45% de seu carvão da Rússia, o que equivale a cerca de 4 bilhões de euros por ano. O embargo entrará em vigor no início de agosto.

Além disso, a UE ampliou a lista de produtos russos cuja importação está proibida no bloco, para incluir algumas "matérias-primas e materiais fundamentais", com valor estimado em 5,5 bilhões de euros por ano, em uma tentativa de prejudicar o esforço de guerra russo.

Em uma série de mensagens publicadas no Twitter, a presidência francesa da UE também assinalou que transportadoras russas e bielorrussas estão proibidas de operar no território do bloco.

A lista com pessoas sancionadas pela UE foi ampliada para 200 indivíduos, com a inclusão de oligarcas russos e das duas filhas adultas de Vladimir Putin, segundo um documento ao qual a AFP teve acesso.

A Rússia "vai sofrer uma longa queda até o isolamento econômico, financeiro e tecnológico", explicou no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação