Guerra

Cinco milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão russa

Além disso, a guerra causou mais de 7 milhões de deslocados internos no país, segundo a OIM

Agence France-Presse
postado em 15/04/2022 11:07
 (crédito: Ed JONES / AFP)
(crédito: Ed JONES / AFP)

Mais de cinco milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

No total, a agência contabilizou 4.796.245 ucranianos que deixaram o país. A eles se juntam 215.000 pessoas não ucranianas que fugiram da Ucrânia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

É o maior êxodo de civis desde a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, a guerra causou mais de 7 milhões de deslocados internos no país, segundo a OIM.

Do total de pessoas que fugiram da Ucrânia, 2,7 milhões se refugiaram na Polônia e 725.000 na Romênia. Dos refugiados, 90% são mulheres e crianças, já que homens entre 18 e 60 anos não podem sair do país porque poderiam ser chamados para lutar contra os russos.

No total, dois terços das crianças ucranianas foram forçadas a deixar suas casas, seja para fugir para o exterior ou para se estabelecer em outras partes do país. A Ucrânia tinha, antes da guerra, uma população de 37 milhões de pessoas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE