Ásia

Líderes coreanos trocam cartas amistosas em meio a escalada armamentista

A tensão aumentou na península coreana após o Norte testar uma dúzia de armas este ano e dar sinais da reativação de seu programa nuclear, além da eleição no Sul de Yoon Suk-yeol como presidente, mais duro contra Kim

Agência France-Presse
postado em 22/04/2022 10:02
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Seul, Coreia do Sul | O líder norte-coreano Kim Jong Un agradeceu o presidente sul-coreano Moon Jae-in por seus esforços para melhorar as relações bilaterais, de acordo com a mídia estatal, em um movimento inesperado após a escalada armamentista de Pyongyang.

A tensão aumentou na península coreana após o Norte testar uma dúzia de armas este ano e dar sinais da reativação de seu programa nuclear, além da eleição no Sul de Yoon Suk-yeol como presidente, mais duro contra Kim.

Em sua carta, o líder norte-coreano indicou que aprecia “os sofrimentos e esforços empreendidos por Moon Jae-in pela grande causa da nação até os últimos dias de seu mandato", disse a agência oficial KCNA.

A presidência sul-coreana confirmou a troca de cartas entre os dois mandatários. De acordo com Seul, Moon afirmou a Kim que, apesar de "momentos decepcionantes", juntos eles deram "um passo claro para mudar o destino da península da Coreia".

O atual presidente sul-coreano também escreveu que as reuniões de cúpula entre os dois governantes se tornaram "as bases para a unificação" da península e que espera uma retomada do diálogo paralisado entre Pyongyang e Washington.

Durante seu mandato, que começou em 2017 e termina no próximo 10 de maio, Moon se reuniu com Kim três vezes e facilitou as negociações do líder comunista com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Mas as conversas fracassaram em 2019 e, desde então, Pyongyang tratava Moon como um "mediador intrometido" e destruiu um escritório de ligação na fronteira que havia custado a Seul 15 milhões de dólares.

Além disso, nos últimos meses, acelerou seu programa de armas, alvo de sanções internacionais, e lançou seu míssil intercontinental mais potente desde 2017.

Em sua carta, no entanto, Kim diz que as cúpulas "históricas" com Moon deram "esperança para o futuro", segundo a KCNA.

A agência também afirma que ambos os líderes concordaram que o relacionamento entre as Coreias se desenvolverá se os dois lados "fizerem esforços incansáveis".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação