EUA

Escassez de leite para bebês nos EUA pode durar por tempo indeterminado

O assessor econômico da Casa Branca disse que a escassez de leite em pó para bebês nos Estados Unidos pode durar

Agence France-Presse
postado em 13/05/2022 18:23 / atualizado em 13/05/2022 18:23
 (crédito: anaray)
(crédito: anaray)

A escassez de leite em pó para bebês nos Estados Unidos pode durar por algum tempo, apontou nesta sexta-feira (13) o assessor econômico da Casa Branca Brian Deese, ao enfatizar que a prioridade do governo é a segurança.

Este problema "não se resolverá em um dia ou em uma semana", disse Deese à CNN.

Ao ser questionado se "os pais devem estar preparados para que dure semanas ou meses, Deese se manteve elusivo. "Precisamos ver como progride em tempo real", afirmou e pediu aos pais que procurem seus médicos em caso de necessidades urgentes.

Segundo o provedor de dados Datasembly, o índice de desabastecimento de leite em pó infantil chegou a 43% no fim da semana passada.

Inicialmente causada por problemas na cadeia de fornecimento e pela falta de mão de obra, a escassez aumentou em fevereiro, quando a fábrica da Abbott em Michigan fechou após a "retirada voluntária" de produtos suspeitos de causar a morte de dois bebês.

"A segurança é primordial neste caso", afirmou Deese, reforçando que a Abbott foi fechada por motivos de segurança.

"No dia que aconteceu a retirada, a administração (de Joe Biden) enviou orientações a todos os estados para atualizar seus regulamentos", acrescentou.

Por fim, Deese garantiu que "todas as alavancas do governo federal" foram puxadas para apoiar a rede de fornecimento.

Acusada de indiferença ou de não reagir a tempo, a Casa Branca apresentou na quinta-feira algumas medidas - de alcance limitado - para combater o problema.

O governo do presidente Biden planeja, entre outras coisas, aumentar as importações. Atualmente, os Estados Unidos produzem 98% das fórmulas para lactantes que consome.

"Nas últimas quatro semanas houve mais produção de leite para bebês do que nas quatro semanas anteriores a retirada" dos produtos da Abbott, observou o assessor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação