CHINA

Biden promete se envolver militarmente para defender Taiwan da China

Em entrevista ao lado do premiê do Japão, o presidente dos EUA destacou o "compromisso" em se envolver militarmente, em caso de invasão da ilha por tropas de Pequim. Governo de Xi Jinping reage e adverte que Washington "brinca com fogo"

Rodrigo Craveiro
postado em 24/05/2022 06:00
 (crédito: Saul Loeb/AFP)
(crédito: Saul Loeb/AFP)

Em visita a Tóquio, onde se reuniu com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, o presidente norte-americano, Joe Biden, sinalizou o abandono da chamada "ambiguidade estratégica" e admitiu que os Estados Unidos defenderão Taiwan em caso de invasão por parte da China. A reação de Pequim foi imediata. O governo chinês advertiu que os EUA "estão brincando com fogo". "Nós assumimos um compromisso. Apoiamos a política de 'Uma só China'. (...) Isso não significa que a China tenha a capacidade... Desculpe-me... A jurisdição para invadir e usar a força para tomar Taiwan", declarou Biden.

Durante a coletiva de Biden e de Kishida, um jornalista lembrou que os EUA não se envolveram no conflito da Ucrânia por "motivos óbvios". "Vocês estão dispostos a se envolver militarmente para defender Taiwan, caso seja necessário?", questionou o repórter ao líder norte-americano. "Sim", respondeu Biden. O jornalista insistiu: "Vocês estão (dispostos)?". "É o compromisso que fizemos", acrescentou.

Biden esclareceu que os Estados Unidos concordam com o princípio de "Uma só China". "A ideia de que (Taiwan) possa ser tomado pela força simplesmente não é apropriada. Isso desarticularia toda a região e seria mais uma ação similar à da Ucrânia. Por isso, esse é um fardo ainda mais forte", disse o titular da Casa Branca.

Horas depois, a Casa Branca recuou e insistiu que a política dos EUA sobre Taiwan "não mudou". "Como o presidente disse, nossa política não mudou. Ele reiterou nossa Política de 'Uma só China' e nosso compromisso com a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan. Também reiterou nosso compromisso com a Lei de Relações de Taiwan, para  fornecer a Taiwan os meios militares para se defender", disse à emissora Fox News um assessor de imprensa da Presidência dos Estados Unidos. 

Lloyd Austin, secretário da Defesa dos EUA, também reforçou que "a política de 'Uma só China' com relação a Taiwan não foi alterada. "Nossa política não mudou", disse Austin à imprensa, ao ser perguntado sobre o significado dos comentários de Biden.

Citada pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua, Zhu Fenglian — uma porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado — advertiu Biden: "Os Estados Unidos estão 'usando a carta de Taiwan' para conter a China, e vão se queimar". Ela exortou Washington a abandonar declarações ou ações que violem princípios estabelecidos entre as duas nações. Para Taiwan, a China é uma província rebelde que deve ser anexada ao país, ainda que, se necessário, por meio da força militar.

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, alertou que "ninguém deveria subestimar a firme determinação, a firme vontade e a capacidade do povo chinês de defender a soberania nacional e a integridade territorial". 

Apoio

Representante do Escritório Econômico Cultural de Taipei em Brasília (Representação de Taiwan), o embaixador Tsung-Che Chang afirmou ao Correio que o apoio mundial a Taiwan tem aumentado desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. "Taiwan compartilha os mesmos valores dos Estados Unidos. A localização geográfica de Taiwan está na linha de frente contra a proliferação do totalitarismo e é de valor estratégico, tanto para os EUA quanto para o mundo democrático", lembrou.

De acordo com Chang, as relações entre Washington e Taipei são regulamentadas pela Lei de Relações de Taiwan. "Depois de cortarem relações diplomáticas com Taiwan, os norte-americanos fizeram essa legislação para regulamentar as relações bilaterais. Existe uma cláusula clara para proteger Taiwan contra uma  invasão da China, mas no texto não está claro sobre a intervenção militar direta de Washington. As pessoas sempre queriam saber da atitude do governo dos EUA, a chamada 'ambiguidade estratética'. Agora, Biden rompeu essa ambiguidade", comentou. 

O embaixador crê que a defesa da democracia e da liberdade de Taiwan depende, em primeiro lugar, do povo taiwanês. "A vontade e a coragem dos ucranianos de enfrentarem o totalitarismo inspirou o meu povo. De acordo com uma pesquisa, 70% dos taiwaneses estão dispostos a se levantarem para defender o país e a democracia. Esperamos que o Partido Comunista Chinês também aprenda uma lição com os reveses da invasão da Ucrânia pela Rússia", concluiu Chang. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Duas perguntas para...

 (crédito: Arquivo pessoal)
crédito: Arquivo pessoal

Embaixador Tsung-Che Chang, representante do Escritório Econômico Cultural de Taipei em Brasília (Representação de Taiwan)

Biden afirmou que é um "compromisso" dos EUA atuar militarmente para defender Taiwan. Como o senhor avalia essa posição?

O Ministério das Relações Exteriores Taiwan expressou sinceras boas-vindas e gratidão ao presidente Biden e ao governo dos EUA por reafirmar seu sólido compromisso com Taiwan. O desafio colocado pela China à segurança do Estreito de Taiwan despertou grande preocupação na comunidade internacional. O governo de Taiwan nunca mudou a sua determinação de defender firmemente a liberdade, a democracia e a segurança da ilha. Ele continuará a melhorar as suas capacidades de autodefesa e a aprofundar a cooperação com países com ideias semelhantes, como os Estados Unidos e o Japão, a fim de defender a segurança do Estreito de Taiwan e a ordem internacional baseada em regras. Queremos promover a paz, a estabilidade e a prosperidade na região do Indo-Pacífico.

A China avisou que os EUA estão brincando com fogo. De que modo o senhor interpreta essa ameaça?

A China e a Rússia têm a mesma ideia, ou seja, expandir seu território. Ambos países são bons em criar desculpas para usar a força. Ao tomarmos como exemplo a guerra entre Ucrânia e Rússia, a Otan é uma organização defensiva. Enquanto os países vizinhos não usarem a força primeiro, a Otan não começará facilmente a guerra. A China tem dado desculpas para invadir Taiwan. Se você observar atentamente a sequência dos eventos, poderá ver que a China tem enviado aviões militares e navios de guerra para Taiwan, nos últimos dois anos, como meio de intimidação. Isso forçou o presidente Biden a alertar a China. O Partido Comunista Chinês gosta de usar a linguagem chinesa de brincar com fogo para intimidar o mundo democrático. 

Bachelet visita Xinjiang

 (crédito: Fabrice Coffrini/AFP)
crédito: Fabrice Coffrini/AFP

A alta comissária da Organização para Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, se reuniu com o chefe da diplomacia chinesa no início de uma visita de seis dias ao país, durante a qual viajará a Xinjiang (noroeste), onde Pequim é acusada de perseguir a minoria muçulmana uigur. Esta é a primeira vez em quase duas décadas que uma autoridade dos direitos humanos da ONU visita o país asiático.

"Espero com interesse as trocas que terei com várias pessoas diferentes durante minha visita. Tratarei de alguns temas muito importantes e delicados. Espero que isso nos ajude a criar confiança", declarou Bachelet, em reunião com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. Ontem, a ex-presidente chilena teve encontros virtuais com os chefes de quase 70 embaixadas na China, segundo fontes diplomáticas, as quais afirmaram que Bachelet deu garantias de seu acesso a centros de detenção e defensores das liberdades.

A China é acusada de prender um milhão de uigures e outros membros de minorias muçulmanas em campos na região de Xinjiang, o que os que EUA qualificam como "genocídio". Pequim rejeita o termo, que considera a "mentira do século", e alega que suas políticas permitiram combater o extremismo e melhorar a vida da população na região. 

A esperança de investigação profunda sobre abusos dos direitos humanos foi frustrada pela preocupação de que o Partido Comunista usará a visita para acobertar supostas atrocidades. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação