Covid-19

OMS: vírus da covid continua a se disseminar em nível bastante intenso

Maria Van Kerkhove alertou para o fato de que o vírus da covid-19 "continua a se disseminar em nível bastante intenso" pelo mundo

Agência Estado
postado em 01/06/2022 17:16 / atualizado em 01/06/2022 17:17
 (crédito: Reprodução/OMS)
(crédito: Reprodução/OMS)

Líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 na Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove alertou nesta terça-feira, 31, para o fato de que o vírus "continua a se disseminar em nível bastante intenso" pelo mundo. Durante sessão de perguntas e respostas da entidade, ela destacou o fato de que há uma queda no número de testes para a doença, o que dificulta o trabalho de monitorá-la e sequenciar os vírus, a fim de verificar a ocorrência de novas variantes ou subvariantes e sua disseminação.

Kerkhove disse que a OMS espera reportar um recuo nos casos semanais da doença, no levantamento mais recente, porém reforçou que o movimento ocorre diante de uma queda nos testes. "Isso dificulta nosso trabalho para avaliar quão intenso está o vírus", comentou, apontando que "não podemos sequenciar se não testamos". Mesmo com a provável subnotificação, ela ressaltou o fato de que há ao menos 10 mil mortes por semana no mundo pela doença, com milhões de novos casos também registrados a cada semana.

Europa

Na Europa, Kerkhove disse que deve haver disseminação do vírus e mais casos em breve, com o verão local e mais pessoas socializando. Ela comentou que alguns países ainda assim se saem bem, mas pediu que seja levado em conta que em várias outras nações a covid-19 "ainda devasta sociedades". A autoridade mencionou também o caso da África do Sul como um quadro positivo recente, após o país aparentemente ter superado um pico de infecções pela doença, sem atingir um pico de hospitalizações, graças ao nível de imunizados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.