Otan

Erdogan se diz preocupado com a candidatura da Suécia e Finlândia à Otan

Presidente turco Erdogan conversou com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte sobre candidaturas de Finlândia e Suécia

Agência Estado
postado em 03/06/2022 14:59 / atualizado em 03/06/2022 15:00
Presidente turco Tayyip Erdogan -  (crédito: SAVO PRELEVIC)
Presidente turco Tayyip Erdogan - (crédito: SAVO PRELEVIC)

A presidência da Turquia informou, em sua conta oficial no Twitter, que o presidente Recep Tayyip Erdogan conversou com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, sobre as candidaturas de Finlândia e Suécia ao grupo. O governo turco diz que tem preocupações "legítimas" com a potencial entrada dos dois países na Otan.

 

A Turquia diz que os governos dois países devem deixar claro que não apoiam "o terrorismo" - os dois países abrigam separatistas curdos, considerados terroristas pela Turquia -, retirar sanções contra a Turquia e se mostrar dispostos a demonstrar solidariedade dentro da aliança.

Segundo o governo turco, Stoltenberg "chamou a atenção para a necessidade de se satisfazer as expectativas da Turquia, uma importante aliada".

Apoiada por vários integrantes da Otan, como os Estados Unidos, a candidatura de Finlândia e Suécia enfrenta dificuldades para receber o aval da Turquia, que em princípio poderia vetar esse acesso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.