Conflito

Quase 5 milhões de ucranianos estão registrados como refugiados na Europa

Informação foi dada pela ONU nesta quinta-feira (9/6)

Agência France-Presse
postado em 09/06/2022 10:29
 (crédito: Wojtek Radwanski/AFP)
(crédito: Wojtek Radwanski/AFP)

Genebra, Suíça - Quase cinco milhões de ucranianos foram registrados como refugiados em toda Europa desde que a Rússia invadiu o país há menos de quatro meses - informou a ONU nesta quinta-feira (9).

"A guerra na Ucrânia desencadeou uma das maiores crises de deslocamento humano do mundo", disse o Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur).

Uma atualização do portal de dados da agência sobre a situação na Ucrânia mostra que 4.816.923 ucranianos se registraram como refugiados em 44 países europeus desde 24 de fevereiro.

Os dados do Acnur indicam que, até 7 de junho, mais de 7,3 milhões de passagens de fronteira para fora da Ucrânia foram registradas.

Outros 2,3 milhões de travessias foram registrados de volta ao país, de acordo com os mesmos dados.

Segundo a ONU, mulheres e crianças representam 90% dos que fugiram para o exterior, enquanto homens com idades entre 18 e 60 anos são elegíveis para o serviço militar e não podem deixar o país.

Ao todo, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que mais de oito milhões de pessoas foram deslocadas dentro do território. Mais da metade das pessoas que saíram da Ucrânia foram para a vizinha Polônia, que acumula 3,8 milhões de chegadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação