Guerra

Em nova reunião, G7 propõe novas restrições e embargos à Rússia

Desde o início da ofensiva, os países ocidentais adotaram uma série de medidas na tentativa de conter a escalada dos ataques contra o território ucraniano

Correio Braziliense
postado em 27/06/2022 06:00
 Entre os embargos a serem anunciados, o que proíbe o ouro russo   -  (crédito:  AFP)
Entre os embargos a serem anunciados, o que proíbe o ouro russo   - (crédito: AFP)

A invasão russa à Ucrânia é a pauta do encontro dos líderes do G7 aberto neste domingo (27/6), na Alemanha. Os representantes discutiram novas sanções contra o Kremlin e pediram a unidade do grupo. Entre as medidas a serem adotadas, está o fim das importações de ouro da Rússia.

"Juntos, o G7 anunciará que proibiremos o ouro russo, uma importante fonte de exportação, privando a Rússia de bilhões de dólares", declarou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Em 2021, apenas com as exportações do metal, a Rússia movimentou mais de US$ 15,5 bilhões, conforme dados apresentados pelo primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson. "Essas medidas atingirão diretamente os oligarcas russos", declarou o premier.

A expectativa é que as sanções sejam anunciadas coletivamente amanhã.

Desde o início da ofensiva, os países ocidentais adotaram uma série de medidas na tentativa de conter a escalada dos ataques contra o território ucraniano. Apesar da rigidez das ações, o presidente russo Vladimir Putin não esboçou desconforto e segue na aposta de um conflito sem data para acabar.

Convidado a participar do encontro, o presidente da Ucrânia Volodimir Zelensky se somará à cúpula hoje, de forma virtual. O governo ucraniano deve voltar a pedir a ampliação das sanções restritivas.

União

A soma de esforços dos países membros do G7 no enfrentamento ao confronto foi elogiada. Na avaliação de Biden, o presidente russo apostava "que, de uma forma ou de outra, a Otan e o G7 se separassem. Mas não o fizemos e não vamos", afirmou.

União reconhecida pelo anfitrião da cúpula, o chanceler alemão Olaf Scholz. Segundo ele, "Putin não esperava" e pediu aos países que "compartilhem a responsabilidade" de enfrentar os desafios crescentes do conflito.

Apesar dos pedidos pela unidade do grupo, Boris Johnson alertou para o risco de "cansaço" nos países ocidentais, frente ao avanço das forças russas na região do Donbass, no leste da Ucrânia.

Infraestrutura

Outro ponto de tensão a ser discutido no encontro do G7 está na China. Os líderes do ocidente querem conter o gigante asiático e suas "Novas Rotas da Seda" investindo maciçamente na infraestrutura dos países da África, Ásia e América Latina.

Para isso, anunciou o lançamento de um grande programa de investimentos, chamado "Associação Mundial para Infraestruturas", com o objetivo de mobilizar 600 bilhões de dólares até 2027, para financiar infraestruturas de países em desenvolvimento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.