Hong Kong

Presidente da China diz que Hong Kong "renasceu do fogo"

"No período passado, Hong Kong passou por mais de um teste sério e superou mais de um risco e desafio. Depois das tempestades, Hong Kong renasceu do fogo e emergiu com uma vitalidade robusta", declarou Xi Jinping

Correio Braziliense
postado em 01/07/2022 06:00
 (crédito: Selim Chtayti/AFP)
(crédito: Selim Chtayti/AFP)

No marco das celebrações do 25º aniversário do retorno de Hong Kong ao poder comunista de Pequim, o presidente da China, Xi Jinping, visitou Hong Kong e afirmou que o território superou obstáculos e reviveu. "No período passado, Hong Kong passou por mais de um teste sério e superou mais de um risco e desafio. Depois das tempestades, Hong Kong renasceu do fogo e emergiu com uma vitalidade robusta", declarou Xi. "Os fatos demonstraram que o princípio 'um país, dois sistemas' está repleto de vitalidade", acrescentou Xi, que também faz sua primeira viagem fora da China continental desde o início da pandemia de covid-19, em dezembro de 2019.

Acompanhado da mulher, Peng Liyuan, e do ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, Xi foi recebido na estação do trem bala por estudantes com bandeiras e flores, dançarinos vestidos de leões e alguns jornalistas credenciados. Os detalhes da viagem permaneceram em segredo e a visita provocou um grande esquema de segurança.

Também ontem, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, lamentou o que chamou de "erosão da autonomia" da ilha  sob o governo chinês e expressou solidariedade de Washington com o povo de Hong Kong. Ele também pediu o restabelecimento das liberdades civis. "Agora é evidente que as autoridades de Hong Kong e Pequim não veem mais a participação democrática, as liberdades fundamentais e os meios de comunicação independentes" como parte do modelo de governo 'Um país, dois sistemas', acordado pela Grã-Bretanha e a China no momento da devolução da colônia em 1997, disse. 

Em vídeo divulgado numa rede social, o primeiro-ministro do Reino Unido avisou: "Não abandonamos Hong Kong". "Há 25 anos, fizemos uma promessa ao território e a seu povo e temos a intenção de cumpri-la, de fazer todo o possível para que a China cumpra os seus compromissos e que Hong Kong volte a ser gerido por e para seus habitantes", completou.

As autoridades locais entraram em um sistema de bolha sanitária contra a covid-19, partes da cidade foram fechadas e vários jornalistas foram vetados dos eventos de comemorativos de hoje, que têm o objetivo de mostrar o controle do Partido Comunista sobre a cidade depois da repressão política e do desmantelamento do movimento pró-democracia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação