NATUREZA

Superfície queimada pelos incêndios florestais na UE superou a de 2021

"Sabíamos que ia ser um ano difícil e estimamos que vai continuar", disse Jesús San Miguel, coordenador da EFFIS

Agência France-Presse
postado em 21/07/2022 10:34
 (crédito: JAVIER SORIANO / AFP)
(crédito: JAVIER SORIANO / AFP)

Paris, França- Os incêndios florestais devastaram 517.881 hectares na Europa desde o início do ano, superando toda a área queimada em 2021, segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS).

O serviço de vigilância dos 27 países da União Europeia (UE) divulgou este relatório com dados atualizados a partir de 16 de julho, numa altura em que a região da Europa Ocidental foi duramente atingida por uma onda de calor que gerou grandes incêndios esta semana.

A área queimada até agora este ano é equivalente à de Trinidad e Tobago, no Caribe.

Em 2021, ano que viu grandes incêndios na Itália e na Grécia, 470.359 hectares (4.700 km2) queimaram em todos os países da UE, segundo dados compilados pela EFFIS.

Se a tendência se confirmar, 2022 poderá igualar ou superar a área queimada em 2017, o pior ano já registrado, com 988.087 hectares de vegetação queimados, área equivalente à do Líbano.

"A situação é ainda pior do que previmos, embora esperássemos anomalias de temperatura graças às previsões (meteorológicas) a longo prazo", disse à AFP Jesús San Miguel, coordenador da EFFIS.

San Miguel destacou que "a onda de calor é decisiva" e "está claramente ligada ao aquecimento global".

"Sabíamos que ia ser um ano difícil e estimamos que vai continuar, não estamos nem na metade da época de incêndios", disse San Miguel, numa semana em que a Europa Ocidental sofreu uma onda de calor incomum que gerou incêndios graves.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação