Guerra na Ucrânia

Ucrânia ataca ponte estratégica da cidade ocupada de Kherson

A artilharia é "destinada a desmoralizar as tropas" do inimigo, afirmou porta-voz do comando sul das forças armadas ucranianas

Agência France-Presse
postado em 27/07/2022 08:37 / atualizado em 27/07/2022 08:38
 (crédito: STRINGER / AFP)
(crédito: STRINGER / AFP)

Moscou, Rússia- As forças ucranianas destruíram parcialmente uma ponte estratégica em Kherson, uma cidade ocupada pela Rússia no sul do território, disseram autoridades da ocupação nesta quarta-feira (27/7).

A ponte Antonovski, nos subúrbios de Kherson, é fundamental porque é a única que liga a cidade à margem sul do rio Dnieper e ao resto da região de Kherson.

"Aqueles que atacaram a ponte tornaram a vida um pouco mais difícil para a população", disse Kirill Stremousov, representante das autoridades de ocupação russas, à mídia russa, minimizando o impacto do fechamento da estrada.

"Não terá qualquer influência no resultado da luta", acrescentou, sem dar detalhes sobre a extensão dos danos. Segundo ele, "tudo está planejado" e o exército russo vai instalar pontes militares para poder atravessar o rio.

Kherson, capital da região de mesmo nome, está localizada a poucos quilômetros do front, onde as forças ucranianas lançaram uma contraofensiva visando recuperar os territórios perdidos nos primeiros dias da invasão russa da Ucrânia.

"Os ocupantes terão que aprender a nadar para cruzar o Dnieper. Ou deixar Kherson quando ainda puderem fazê-lo", escreveu Mikhailo Podoliak, assessor da Presidência ucraniana, no Twitter.

Natalia Goumeniouk, porta-voz do comando sul das forças armadas ucranianas, também confirmou à mídia ucraniana que a ponte foi bombardeada. A artilharia é "destinada a desmoralizar as tropas" do inimigo, afirmou.

A contraofensiva ucraniana na região já conseguiu recuperar terreno nas últimas semanas e se aproximou do front de Kherson. A região é estratégica, pois faz fronteira com a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.

Ao ocupar Kherson, a Rússia conseguiu conectar os dois territórios. As autoridades de ocupação planejam organizar um referendo para anexar Kherson e a região vizinha de Zaporizhzhia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação