Crime

Saiba quem são os foragidos que furtavam motos no Plano Piloto

O grupo foi alvo de uma operação da Polícia Civil do DF. Na manhã desta quarta-feira, foram cumpridos 22 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão

Darcianne Diogo
postado em 27/07/2022 07:33 / atualizado em 27/07/2022 07:33
 (crédito: PCDF/Divulgação)
(crédito: PCDF/Divulgação)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou as fotos dos foragidos da operação Cavalo de Aço, que desmantelou uma organização criminosa formada por 24 homens especializada em furtos de motocicletas no DF. Na manhã desta quarta-feira (27/7), mais de 200 policiais civis cumpriram 22 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão contra o grupo.

A operação foi coordenada pela Divisão de Repressão a Roubos e Furtos da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DRFV2/Corpatri). Nesta manhã, os investigadores estiveram nas cidades de Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião, Riacho Fundo, Luziânia (GO), Águas Lindas (GO), Valparaiso (GO) e nos estados da Bahia e do Piauí para cumprir os mandados. Até a última atualização desta reportagem, 10 pessoas haviam sido presas.

São considerados foragidos: Douglas Vieira Barros, Gleison de Morais Feitosa e Thiago Mariano da Silva. Os três são acusados de integrar a organização. Divididos em núcleos, os 24 homens, com idades entre 20 e 50 anos, tinham funções distintas e definidas na organização. A polícia conseguiu mapear que o grupo contava com os furtadores, adulteradores de sinais identificadores, pesquisadores, “plaqueiros”, transportadores, receptadores finais e operadores financeiros.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou as fotos dos foragidos da operação Cavalo de Aço, que desmantelou uma organização criminosa formada por 24 homens especializada em furtos de motocicletas no DF.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou as fotos dos foragidos da operação Cavalo de Aço, que desmantelou uma organização criminosa formada por 24 homens especializada em furtos de motocicletas no DF. (foto: PCDF/Divulgação)

O grupo escolhia quais motos iria furtar e onde cometeria o crime. A preferência na região do Plano Piloto e por aquelas motocicletas fabricadas entre 2020 e 2022 e a região. Após a subtração do veículo, os criminosos a ocultavam em diversos locais (esfriamento), adulteravam os sinais identificadores (placas, chassis) e a transportavam para outras unidades da Federação, principalmente para cidades da Bahia e do Piauí.

Lucro

Delegado à frente do caso, o delegado André Leite, diretor da Corpatri, explica que a organização movimentou mais de R$ 500 mil em um ano. “Acreditamos que o desmantelamento do grupo causará redução nos índices de furto de veículos no Distrito Federal”, frisou.

A maioria dos criminosos acumulam antecedentes, principalmente os líderes da organização, que tinham sido investigados por adulteração de sinais identificadores e receptação de veículos.

Todos os presos responderão pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado, adulteração de sinais identificadores, receptação e lavagem de capitais. Caso sejam condenados, podem pegar mais de 20 anos de reclusão.

A Polícia Civil pede para que, caso alguém saiba do paradeiro dos foragidos, ligue para o número 197. O sigilo é garantido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação