REUNIÃO TRILATERAL

Zelensky, Erdogan e Guterres vão se reunir na quinta na Ucrânia

Na reunião, eles "examinarão" a implementação do acordo internacional assinado em Istambul em julho para permitir as exportações de cereais da Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 16/08/2022 16:09 / atualizado em 16/08/2022 16:10
 (crédito: STR / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP e Michael Sohn/Pool/AFP)
(crédito: STR / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP e Michael Sohn/Pool/AFP)

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, viajará na quinta-feira (18) para a Ucrânia, onde participará de uma reunião com os presidentes deste país, Volodimir Zelensky, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou seu porta-voz nesta terça-feira (16).

"Por convite do presidente Volodimir Zelensky, o secretário-geral estará em Lviv na quinta-feira para participar de uma reunião trilateral com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o líder ucraniano", disse Stéphane Dujarric em coletiva de imprensa.

Na reunião, eles "examinarão" a implementação do acordo internacional assinado em Istambul em julho para permitir as exportações de cereais da Ucrânia, "no qual a Turquia é um elemento-chave", acrescentou.

"Uma série de questões serão levantadas em geral, como a necessidade de uma solução política para o conflito. Não tenho dúvidas de que a questão da usina nuclear (em Zaporizhzhia) e outras também serão discutidas", disse Dujarric, especificando que haverá também uma reunião bilateral entre o presidente ucraniano e o secretário-geral.

Na sexta-feira, Guterres irá para Odessa, um dos três portos ucranianos utilizados no âmbito do acordo internacional, que já permitiu a saída de 21 navios carregados de milho e trigo.

O chefe da ONU encerrará esta viagem no sábado em Istambul para visitar o Centro de Coordenação Conjunta (JCC) encarregado de supervisionar o acordo.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação