Guerra na Ucrânia

ONU pede para levantar 'barreiras' às exportações russas de fertilizantes

Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres defendeu que o fim das barreiras comerciais contra a Rússia pode evitar uma crise alimentar mundial

Agência France-Presse
postado em 20/08/2022 13:19
 (crédito:  Yasin AKGUL / AFP)
(crédito: Yasin AKGUL / AFP)

Istambul, Turquia - Os fertilizantes e produtos agrícolas russos devem ser capazes de chegar aos mercados mundiais "sem impedimentos" para evitar uma crise alimentar, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em Istambul neste sábado (20).

"É importante que os governos e o setor privado cooperem para levá-los ao mercado", declarou ele do Centro de Coordenação Conjunta (CCC), que supervisiona o bom funcionamento do acordo selado entre Ucrânia e Rússia para retomar a exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro.

O pacto também garante à Rússia a exportação de seus produtos agrícolas e fertilizantes, apesar das sanções ocidentais.

"O que vemos aqui em Istambul e em Odessa [transporte de grãos ucraniano] é apenas a parte mais visível da solução", disse Guterres. "A outra parte deste acordo global é o acesso irrestrito a alimentos e fertilizantes russos que não estão sujeitos a sanções aos mercados globais", disse Guterres.

O chefe da ONU ressaltou que a exportação desses produtos agrícolas russos ainda enfrenta "obstáculos". "Se não houver fertilizante em 2022, pode não haver comida suficiente em 2023. Obter mais alimentos e fertilizantes da Ucrânia e da Rússia é essencial para acalmar os mercados... e baixar os preços para os consumidores", acrescentou.

Guterres viajou esta semana para Lviv, no oeste da Ucrânia, onde se encontrou na quinta-feira com o presidente ucraniano Volodimir Zelensky e seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan. Na sexta-feira, ele foi para Odessa, um dos três portos destinados à exportação de cereais.

No sábado, ele também visitou o primeiro navio humanitário fretado pela ONU que transportava grãos ucranianos na costa sul de Istambul.

O Brave Commander, cujo destino final é Djibuti, deixou o porto ucraniano de Pivdenny com 23.000 toneladas de trigo na terça-feira, antes de cruzar o Bósforo na noite de quarta-feira. Guterres prometeu na quinta-feira que a ONU tentaria "intensificar" as exportações de grãos da Ucrânia antes do inverno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação