TEMPO

Tufão no Japão: dois milhões de pessoas são orientadas a sair de casa

A agência meteorológica do Japão afirma que os japoneses não devem subestimar a tempestade, classificada como "um tufão muito perigoso"

Talita de Souza
postado em 17/09/2022 17:51
Imagem captada pela Agência Meteorológica do Japão mostra a movimentação causada pelo tufão perto do sul do país -  (crédito: Handout / Japan Meteorological Agency / AFP)
Imagem captada pela Agência Meteorológica do Japão mostra a movimentação causada pelo tufão perto do sul do país - (crédito: Handout / Japan Meteorological Agency / AFP)

Cerca de dois milhões de japoneses e de estrangeiros que moram no Japão deixaram suas casas, neste sábado (17/9), à procura de um abrigo para se proteger do Super Tufão Nanmadol — um tufão que as autoridades meteorológicas afirmam ser capaz de causar uma das maiores tempestades a atingir o país nos últimos 70 anos. As informações são da emissora nacional NGK.

De acordo com o canal televisivo, os alertas emitidos pelas autoridades são classificados como de nível quatro, o segundo de maior periculosidade na escala japonesa. O alerta mais alto foi emitido pela Agência Meteorológica do Japão para a cidade de Kagoshima, região cercada pelo mar castigada por ventos de até 270km/h foram registrados.

A previsão é que a tempestade atinja Kagoshima no domingo (18/9) e siga para o norte na ilha de Kyushu. "Existem riscos de tempestades sem precedentes, ondas altas, tempestades e chuvas recordes", disse Ryuta Kurora, chefe da unidade de previsão da Agência Meteorológica do Japão à AFP.

Os especialistas afirmam que os japoneses não devem subestimar a tempestade, considerada um "tufão muito perigoso" e capaz de causar ventos tão fortes que algumas casas podem desmoronar", além de risco de inundações e deslizamentos de terra.

Anualmente, os meses de setembro são marcados, no Japão, por uma temporada de tufões. Cerca de 20 tempestades atingem a região por ano, causando chuvas fortes ou inundações. No entanto, os cientistas meteorológicos afirmam que as mudanças climáticas têm aumentado a gravidade das tempestades e causando mais riscos aos japoneses.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação