Eleições 2022

Homem tenta votar duas vezes e urna é impugnada em Lisboa

O homem responderá por crime eleitoral. Eleitores da seção continuaram a votação em cédulas de papel

Vicente Nunes - Correspondente
postado em 02/10/2022 09:30 / atualizado em 02/10/2022 13:13
 (crédito: Vicente Nunes)
(crédito: Vicente Nunes)

Lisboa — Um homem tentou fraudar uma das urnas eletrônicas durante votação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ele já havia votado de forma impressa e furou a fila para registrar novamente o voto eletronicamente. A urna, da seção 541, teve de ser impugnada e 59 votos foram cancelados. Foi feito um boletim de ocorrência junto à adida da Polícia Federal, vinculada ao Consulado-Geral do Brasil na capital portuguesa.

O homem, identificado como Fábio Félix dos Santos, de aproximadamente 50 anos, disse aos fiscais ter votado no presidente Jair Bolsonaro. Ele foi retirado do recinto e responderá por crime eleitoral no Brasil.

Na sala em que Fábio Félix dos Santos estava, tinha duas urnas — uma eletrônica, outra, de lona, que havia substituído um equipamento com defeito identificado logo pela manhã. Depois de colocar o voto na urna de lona, ele correu na frente de outro eleitor que tinha sido liberado pelo mesário para votar e registrou o número do candidato de sua preferência.

Os eleitores que foram prejudicados poderão votar novamente dentro do horário previsto por lei. O problema é que a maioria deles não sabe o que aconteceu. No caso da pessoa que o fraudador roubou o lugar, ao furar a fila, foi dado o direito de exercer seu direito por meio de voto impresso.

Diante de tanta confusão, um grupo de eleitores mais exaltados que estavam na fila na hora em que o homem tentou fraudar a urna quis colocar a votação sob suspeita. Mas o Cartório Eleitoral autorizou a continuidade do processo, mas pelo voto impresso. Depois desse fato, a atenção dos mesários aumentou, de forma a evitar a repetição de outros crimes. A segurança foi reforçada nas seções.

Segundo Pedro Prola, fiscal do PT que acompanha as votações na Faculdade de Direito, a tentativa de fraude foi um caso isolado. “No geral, as eleições transcorrem de forma tranquila, apesar do número maior de eleitores e das filas para votação”, assinalou. Ele ressaltou ainda que, neste ano, o clima está menos tenso que o de 2018 e, no máximo, os grupos adversários estão disputando espaço entoando rimas de seus candidatos, sem violência.

Logo na abertura das votações, duas urnas eletrônicas falharam e foram substituídas por urnas de lonas, com votos impressos. Segundo o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Wladimir Valler Filho, as falhas nessas duas urnas foram comunicadas imediatamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autorizou a substituição dos equipamentos. No total, 58 urnas eletrônicas foram enviadas para Lisboa, onde estão registrados 45.273 eleitores brasileiros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação