Venezuela

Turistas russos desembarcam na Venezuela após meses de bloqueio aéreo

417 turistas russos chegaram à Ilha de Margarita, no nordeste da Venezuela, depois de sete meses de interrupção da conexão pelas restrições aéreas impostas à Rússia por sua invasão da Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 02/10/2022 16:30
 (crédito:  David/Pixabay )
(crédito: David/Pixabay )

Um total de 417 turistas russos chegaram neste sábado (2/10) à Ilha de Margarita, no nordeste da Venezuela, depois de sete meses de interrupção da conexão pelas restrições aéreas impostas à Rússia por sua invasão da Ucrânia.

Os viajantes chegaram a bordo de um voo charter da companhia aérea russa Nordwind, que trabalhava há meses para operar uma rota "neutra" evitando o espaço aéreo dos Estados Unidos e da Europa, segundo a Pegas Touristik, encarregada de oferecer pacotes turísticos na Rússia.

A rota foi preparada "cuidadosamente" pelo operador turístico e pela Agência Federal Russa de Transporte Aéreo. A empresa também teve que processar e coordenar uma série de licenças que duraram "durante todo o verão", informou a Associação de Operadores Turísticos Russos (ATOR) em setembro.

O voo com os turistas russos foi recebido com a saudação cerimonial da água, segundo a AFP.

A Nordwind abriu uma rota direta entre Moscou e a Ilha Margarita em agosto de 2021, o que tornou o destino popular entre os russos graças aos pacotes de férias que os operadores turísticos locais começaram a oferecer.

Mas há sete meses a conexão foi interrompida devido a sanções internacionais impostas a Moscou pela invasão da Ucrânia.

Rússia e Venezuela mantiveram conexão nestes meses graças à rota direta entre Caracas e Moscou da estatal Conviasa.

O governo venezuelano espera receber cerca de 100 mil turistas russos antes de dezembro, após a reabertura da conexão entre a ilha e Moscou, que estima atingir uma frequência de cinco voos semanais.

Moscou tem sido um aliado fundamental da Venezuela desde o governo do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013). A proximidade continuou com Maduro que, por meio dessa relação, conseguiu evitar sanções contra seu governo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação