Guerra na Ucrânia

Putin afirma que armas nucleares são meio de dissuasão na guerra da Ucrânia

"Não somos loucos. Estamos plenamente conscientes do que são as armas nucleares", disse Putin

Agência Estado
postado em 07/12/2022 19:54 / atualizado em 07/12/2022 19:54
 (crédito: Sergei Guneyev/Sputnik/AFP)
(crédito: Sergei Guneyev/Sputnik/AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira, 7, que a anexação dos territórios ucranianos é uma grande conquista e que as armas nucleares de seu país servem como uma ferramenta de dissuasão na guerra que o Kremlin chama de "operação militar especial". Falando ao Conselho Presidencial de Direitos Humanos, Putin disse que a ocupação da terra é "um resultado significativo para a Rússia" e que o "Mar de Azov se tornou o mar interior da Rússia".

Instado por um membro do Conselho de Direitos Humanos a prometer que a Rússia não seria a primeira a usar armas nucleares, Putin disse que a Rússia não seria capaz de usar tais armas se prometesse não ser a primeira e depois sofresse um ataque nuclear. "Se você não os usar primeiro em nenhuma circunstância, isso significa que você não será o segundo a usá-los, porque a possibilidade de usá-los no caso de um ataque nuclear em nosso território seria severamente limitada", disse Putin.

O presidente, que repetidamente disse estar pronto para usar "todos os meios disponíveis" para proteger o território nacional, incluindo áreas anexadas da Ucrânia, rejeitou as críticas ocidentais de que tais declarações equivalem a ameaças nucleares. "Não somos loucos. Estamos plenamente conscientes do que são as armas nucleares", disse Putin. "Nós os temos e eles são mais avançados e de última geração do que os de qualquer outra potência nuclear". Ele argumentou que falar sobre o arsenal nuclear não é "um fator que provoca uma escalada de conflitos, mas um fator de dissuasão".

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.