IRÃ

Taylor Hanson convoca 16 mil pessoas a gravar canto em protesto contra Irã

Projeto, que remete à famigerada We Are the World, de Michael Jackson e Lionel Richie, será gravado no mesmo estúdio neste sábado

Correio Braziliense
postado em 02/02/2023 14:41 / atualizado em 02/02/2023 14:52
 (crédito: Reprodução/Instagram/@taylorhanson)
(crédito: Reprodução/Instagram/@taylorhanson)

O músico Taylor Hanson, vocalista das bandas norte-americanas Hanson e Tinted Windows, convocou nada menos do que 16 mil pessoas, artistas ou não, a participar da gravação de uma música em apoio às mulheres iranianas e contra o regime autoritário do Irã. A repressão no país resultou na morte da jovem Mahsa Amini, 22 anos, acusada de violar o código de vestimenta. Depois, a onda de protestos no Irã deixou, pelo menos, outras quatro mortes e 14 mil prisões.

A iniciativa do músico é intitulada The Voices Projetc (Projeto Vozes, em livre tradução) e remete à famigerada We Are the World, de Michael Jackson e Lionel Richie. Mas a referência não é uma coincidência, já que Tay alugou o mesmo estúdio de gravação da música e do clipe, marcos históricos na indústria fonográfica mundial - lançada em junho de 1985, a canção reuniu os 45 maiores cantores norte-americanos no projeto USA for Africa, para arrecadar fundos ao combate a fome e ao HIV, no continente africano. 

Agora, a música do projeto encabeçado por Taylor (que esteve recentemente com os irmãos em turnê mundial e passou pelo Brasil - com direito a show em Brasília), é a Baraye – Para Mulheres, Vida, Liberdade, do artista iraniano Shervin Hajipour. A canção concorre ao Grammy na categoria especial de melhor música para mudança social. Segundo o portal da Variety, a gravação ocorrerá neste sábado (4/2). 

Uma mulher sem véu em pé, enquanto milhares se dirigem ao cemitério de Aichi em Saqez, cidade natal de Mahsa Amini na província iraniana ocidental do Curdistão. Uma onda de protestos ocorreu no Irã desde que Amini, de 22 anos, foi morta.
Uma mulher sem véu em pé, enquanto milhares se dirigem ao cemitério de Aichi em Saqez, cidade natal de Mahsa Amini na província iraniana ocidental do Curdistão. Uma onda de protestos ocorreu no Irã desde que Amini, de 22 anos, foi morta. (foto: UGC / AFP)

"The Voices é um projeto de gravação histórico para o povo do Irã que está sendo preso e executado pelo governo iraniano. Você pode ser a voz dos que não têm voz onde quer que esteja no mundo, registrando-se para gravar sua voz remotamente ou registre-se para participar pessoalmente neste sábado", escreveu Taylor no Instagram.

Veja We are the World

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE