GEOPOLÍTICA

Sudão recebe pela primeira vez um chefe da diplomacia de Israel

Em 2021, o Sudão aderiu aos Acordos de Abraão, que permitiram que vários países árabes reconhecessem Israel

Agence France-Presse
postado em 02/02/2023 14:59 / atualizado em 02/02/2023 14:59
 (crédito: ASHRAF SHAZLY / AFP)
(crédito: ASHRAF SHAZLY / AFP)

O general Abdel Fattah al Burhan - que governa o Sudão desde o golpe de 2021 - recebeu o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, em Cartum nesta quinta-feira (2), marcando a primeira visita de um chefe da diplomacia israelense ao país.

Os dois discutiram "formas de estabelecer uma relação frutífera" entre os dois países e "possibilidades de cooperação" em segurança, agricultura, energia, saúde, questões hídricas e educação, de acordo com um comunicado do Conselho Soberano do Sudão.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou que Cohen dará uma entrevista coletiva em Israel às 19h30, horário local (14h30, horário de Brasília), após seu retorno de uma "viagem política histórica".

Em 2021, o Sudão aderiu aos Acordos de Abraão, que permitiram que vários países árabes reconhecessem Israel.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE