REPRESSÃO

Irã: governo reconhece 'dezenas de milhares' detidos em protestos

Mais de 19.600 pessoas foram presas durante os protestos, de acordo com ativistas de direitos humanos no Irã

Agência Estado
postado em 05/02/2023 13:31 / atualizado em 05/02/2023 13:31
 (crédito: ATTA KENARE / AFP)
(crédito: ATTA KENARE / AFP)

O líder supremo do Irã ordenou uma anistia ou redução nas sentenças de prisão para "dezenas de milhares" de pessoas detidas em meio a protestos antigovernamentais que abalam o país, reconhecendo pela primeira vez a escala da repressão. O decreto do aiatolá Ali Khamenei, parte de um perdão anual que o líder supremo faz antes do aniversário da Revolução Islâmica de 1979, acontece enquanto as autoridades ainda não disseram quantas pessoas foram detidas nas manifestações.

Reportagens da mídia estatal sobre o decreto não ofereceram nenhuma explicação para a decisão de Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de estado no Irã. No entanto, prisões e centros de detenção já enfrentavam superlotação no país após anos de protestos por questões econômicas e outros assuntos.

As autoridades também não citaram quais manifestantes obtiveram o perdão ou receberam sentenças mais curtas. A televisão estatal referiu-se às manifestações como um "distúrbio apoiado por estrangeiros", em vez de uma manifestação local provocada pela morte de Masha Amini, uma mulher iraniana-curda detida pela polícia moral do país em setembro.

Mais de 19.600 pessoas foram presas durante os protestos, de acordo com ativistas de direitos humanos no Irã. Pelo menos 527 pessoas foram mortas enquanto as autoridades reprimiam violentamente as manifestações, de acordo com o grupo. O Irã não oferece um número de mortos há meses e já executou pelo menos quatro pessoas detidas em meio aos protestos após julgamentos criticados internacionalmente.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE