ESTADOS UNIDOS

EUA aprovam venda de lança-foguetes de precisão por US$ 10 bilhões à Polônia

O anúncio da venda dos lança-foguetes à Polônia acontece quase um ano depois de a Rússia invadir a Ucrânia

Agence France-Presse
postado em 07/02/2023 19:36 / atualizado em 07/02/2023 19:36
 (crédito:  FADEL SENNA / AFP)
(crédito: FADEL SENNA / AFP)

Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira (7/2), que aprovaram a venda de 18 sistemas de lançamento de foguetes HIMARS à Polônia, país-membro da Otan que faz fronteira com a Ucrânia, por 10 bilhões de dólares.

"A venda prevista melhorará os objetivos militares da Polônia de atualizar suas capacidades ao mesmo tempo em que melhora ainda mais a interoperabilidade com os Estados Unidos e outros aliados", informou a Agência de Cooperação para a Segurança de Defesa (DSCA, na sigla em inglês) dos EUA em comunicado.

"A Polônia tem a intenção de utilizar estes artigos e serviços de defesa para modernizar suas forças armadas [...] fortalecer sua defesa nacional e dissuadir as ameaças regionais", acrescenta a nota.

Os sistemas HIMARS (sigla em inglês para Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade) são lança-foguetes múltiplos montados sobre blindados leves, com um alcance de aproximadamente 80 quilômetros.

O anúncio da venda dos lança-foguetes à Polônia acontece quase um ano depois de a Rússia invadir a Ucrânia. O Departamento de Estado americano aprovou a possível venda e a DSCA notificou hoje o Congresso, que ainda precisa dar sinal verde para a transação.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE