CRISE HUMANITÁRIA

Moradores da Síria e da Turquia esperam ajuda e respostas após terremoto

Moradores de áreas atingidas pelo terremoto enfrentam episódios de insegurança, dificuldade para a chegada de comida e remédios e a expectativa de resgate de sobreviventes. Denúncias de descaso nas construções de prédios também preocupam

Correio Braziliense
postado em 12/02/2023 06:00
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A comoção inicial diante do terremoto que deixou ao menos 28 mil mortos na Turquia e na Síria vai dando lugar à raiva e à revolta entre os moradores das regiões atingidas. Os turcos queixam-se das respostas do governo para questões de segurança e suporte, além da má qualidade das construções. Na Síria, as dificuldades para a chegada da ajuda humanitária elevam a preocupação quanto à disseminação da cólera — o país enfrenta um surto da doença desde o ano passado.

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus chegou, ontem, à cidade síria de Aleppo, fortemente atingida pelo terremoto, para visitar hospitais e centros de acolhimento. Ele disse que viajava com "cerca de 37 toneladas de suprimentos médicos de emergência" e que, hoje, haverá outra rodada com mais de 30 toneladas de ajuda. O órgão estima que pelo menos 870 mil pessoas precisam urgentemente de alimentos. Além disso, o sismo pode afetar 23 milhões de pessoas nos dois países, sendo 5 milhões de vulneráveis.

O Programa Mundial de Alimentos da ONU pediu US$ 77 milhões para fornecer rações de alimentos a 590 mil deslocados na Turquia e 284 mil, na Síria. Em outra frente, o escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas solicitou que a ajuda humanitária tenha passe livre para chegar às regiões atingidas. Ontem, pela primeira vez em 35 anos, uma passagem foi aberta na fronteira entre Turquia e Armênia com esse objetivo. Segundo a agência oficial de notícias turca Anadolu, cinco caminhões cruzaram o posto de Alican, na província de Igdir, rumo aos necessitados.

Em 1998, a passagem havia sido aberta para socorrer vítimas também de um terremoto. À época, um sismo abalou a capital da Armênia, Erevan, deixando entre 25 mil e 30 mil mortos. Divididos pela memória do genocídio armênio em 1915 e pelo conflito em Nagorno Karabagh, os dois países começaram a retomar os contatos em dezembro de 2021 com a nomeação de enviados especiais que discutiram, em Viena, a normalização das relações.

Prisões

Os desdobramentos do terremoto também têm demandado do governo turco respostas policiais. Mesmo o país tendo uma rígida legislação para as construções, diante do cenário de destruição — autoridades estimam que 12.141 edifícios foram destruídos ou gravemente danificados —, surgiram dúvidas quanto ao estado dos prédios e à qualidade dos materiais usados. "Poderíamos temer danos, mas não isso que observamos", disse, à agência France-Presse de notícias (AFP), o presidente da Fundação de Terremotos da Turquia, o engenheiro sísmico Mustafa Erdik.

Há suspeitas, por exemplo, de uso de concreto e de aço de baixa qualidade. Ontem, a polícia turca deteve 12 pessoas pelo desabamento de edifícios nas províncias de Gaziantep e Sanliurfa. Na sexta-feira, um incorporador imobiliário foi preso no aeroporto de Istambul, quando tentava fugir do país depois do desabamento de uma das residências de luxo construídas por ele.

Saqueadores também estão sendo detidos. Aproveitando a devastação e a fuga dos moradores, grupos de pessoas têm quebrado vitrines de lojas e levado produtos. Ontem, a polícia turca prendeu 48, em oito províncias, e o presidente Recep Tayyip Erdogan prometeu que as autoridades serão mais severas com os saqueadores. Moradores de regiões atingidas reclamam da sensação de insegurança.

Diante das críticas às respostas à população, o presidente turco fez uma espécie de "mea-culpa" na sexta-feira. "Houve tantos edifícios danificados que, infelizmente, não conseguimos acelerar nossas intervenções como gostaríamos", afirmou Erdogan, durante uma visita a Adiyaman. Em visita a Diyarbakir (sudeste), o presidente lembrou que está em vigor, no país, o estado de emergência. "Isso significa que, a partir de agora, as pessoas envolvidas em saques ou sequestros devem saber que a mão firme do Estado estará sobre elas."

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE