Tragédia

ONU teme dobro do número de mortos por terremoto na Turquia e na Síria

Seis dias após o terremoto na Síria e na Turquia, o número de mortes chega a 28 mil

Agência France-Presse
postado em 12/02/2023 09:31
 (crédito: Ozan Kose/AFP)
(crédito: Ozan Kose/AFP)

Kahramanmaras, Turquia - O chefe humanitário da ONU, Martin Griffiths, disse à rede Sky News que o número de mortos do terremoto da última segunda-feira (6) na Síria e na Turquia pode "dobrar ou mais" dos mais de 28.000 óbitos relatados até agora.

"É realmente difícil estimar de forma muito precisa, porque você tem que chegar debaixo dos escombros, mas tenho certeza de que vai dobrar, ou mais", afirmou Griffiths, no sábado (11), na cidade turca de Kahramanmaras, perto do epicentro do terremoto.

"Já lidamos com muitos conflitos no mundo todo (...) Mas perder 20, 30, ou 40 mil pessoas em uma noite, não vemos isso nem nesses conflitos", continuou Griffiths. "É assustador", acrescentou.

Seis dias após o terremoto de magnitude 7,8 ocorrido na manhã de segunda-feira, a contagem provisória entre os dois países é de 28.191 pessoas: 24.617 na Turquia, e 3.574, na Síria.

Além dos mortos, a ONU adverte que até 5,3 milhões de pessoas perderam suas casas somente na Síria e que pelo menos 870.000 precisam, urgentemente, de alimentos em ambos os países.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que 26 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto e lançou um apelo urgente para arrecadar US$ 42,8 milhões para financiar necessidades imediatas de saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE