TURQUIA

Erdogan promete construir 200 mil casas após o terremoto na Turquia

O presidente turco, que disse que mais de 114.800 pessoas foram resgatadas dos escombros, também anunciou que os bancos públicos vão perdoar as dívidas dos mortos no terremoto

Agence France-Presse
postado em 20/02/2023 14:05 / atualizado em 20/02/2023 14:05
 (crédito: YASIN AKGUL / AFP)
(crédito: YASIN AKGUL / AFP)

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta segunda-feira (20/2) a construção de 200 mil casas nas onze províncias turcas afetadas pelo terremoto de 6 de fevereiro.

"Nenhum dos edifícios terá mais de três ou quatro andares", disse Erdogan, na província de Hatay (sul), a mais atingida pelo terremoto de magnitude 7,8 que deixou mais de 41.000 mortos na Turquia e destruiu ou danificou gravemente mais de 118.000 edifícios.

“Todos os edifícios serão reconstruídos do zero (...) em terreno sólido e seguindo as boas práticas”, insistiu o chefe de Estado, acrescentando que a construção terá início em março.

"Vamos construir novas Antakya, Iskenderun e Arsuz. Vamos reconstruí-las do zero", disse Erdogan, citando três cidades na província de Hatay.

O presidente turco, que disse que mais de 114.800 pessoas foram resgatadas dos escombros, também anunciou que os bancos públicos vão perdoar as dívidas dos mortos no terremoto.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE