Música

Funqquestra retorna aos palcos de Brasília em clima de festa

Coletivo leva show para o O'Rilley nesta terça-feira de carnaval

Correio Braziliense
postado em 20/02/2023 13:47
 (crédito: Nina quitanda)
(crédito: Nina quitanda)

Para muitos, o carnaval deste ano simboliza libertação, uma retomada de um hiato involuntário que faz por onde enxergar necessidade de comemorar a vida, ou o que por vezes restou dela. Com o coletivo Funqquestra não é diferente, ao ser referência da música instrumental em Brasília, o grupo retorna em clima de celebração. O show acontece nesta terça (21) e promete um repertório em dobro.


O baile conta com um set clássico carnavalesco e o também tradicional de pagode retrô. Para Bruno Gafanhoto, baterista e fundador do coletivo, se fazer presente tem uma importância enorme. "O carnaval tomou uma proporção muito maior nos últimos anos. E cara, quem gosta de rock tem carnaval, quem gosta de samba tem carnaval, quem gosta de música instrumental (como o nosso caso), que mistura um pouco de tudo isso, é também tem né? Então, assim, para a gente, a gente estar presente no carnaval é muito importante, de ser mais um ponto na nossa missão de popularizar a música instrumental, de de juntar músicas e coisas e pessoas que teoricamente não estariam juntos no mesmo lugar, juntar todas elas celebrando a música. Então a gente tá muito, muito empolgado pra fazer isso", conta para o Correio.


A proposta da setlist gira em torno de dar voz ao público, onde a integração banda-pública torna-se uma só. A retomada da Funqquestra aos palcos reforça esse objetivo de "ser uma catarse", como enfatizada por Gafanhoto. "Quem já foi no nosso show sabe que é a definição de encontro assim, é uma catarse muito grande. Todo mundo cantando junto, todo mundo dançando junta um show muito feito, em conjunto com o público. É a expectativa de mais uma vez ter essa comunhão com a galera. E as pessoas podem esperar 3 anos de saudade espremidas em um show de quase 3 horas".
Com boas referências na manga como o grupo carioca Black Rio e a banda Snarky Puppy, a Funqquestra acessa os espaços de Brasília (e de outros lugares do Brasil e do mundo) com um tipo de maestria que há pouco não se via na cena instrumental. Além de ocupar esses locais, o retorno simboliza a potência das canções populares na fusão de funk, jazz, pop e música brasileira proporcionada pelo coletivo instrumental, desde 2012.


"Eu enxergo a Funqquestra voltando com 220 por hora. A gente se vê voltando até nessa ponta de lança na cena de Brasília. E quando tô dizendo ponta de lança não é de forma alguma pejorativa, mas no sentido que a nossa missão sempre foi estar na vanguarda de tocar em lugares diferentes, sabe? Lugares onde teoricamente não se aceitava música instrumental. E vamos tocar no O'Rilley, já tocamos no Calaf, no Na Praia, na Criolina, a gente fez festa com paulinho madrugada, sabe? Então é assim que a gente se vê: continuando abrindo espaços, continuando levar a música instrumental para quem teoricamente não queria ouvir e mostrando como que a música é a melhor coisa do mundo e que várias pessoas juntas para ouvir, celebrar a música faz você ter os melhores momentos da sua vida", conclui Gafanhoto.

SERVIÇO
Baile de Carnaval da Funqquestra
Amanhã, a partir das 19h, no O'Rilley Pub (CLS 409 Bloco C). Os ingressos estão no valor de R$ 40, no Sympla. Evento não recomendado para menores de 18 anos.


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE