DESCOBERTA

Egito descobre esfinge que poderia representar imperador romano

A esfinge de calcário foi encontrada em um "tanque de água bizantino localizado em uma tumba de dois andares"

Agence France-Presse
postado em 06/03/2023 15:58 / atualizado em 06/03/2023 16:00
 (crédito: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES / AFP)
(crédito: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES / AFP)

Autoridades egípcias anunciaram nesta segunda-feira (6) a descoberta de uma esfinge que pode representar um imperador romano perto do templo de Dendera, 500 quilômetros ao sul do Cairo.

A esfinge de calcário foi encontrada em um "tanque de água bizantino localizado em uma tumba de dois andares", informou o Ministério de Turismo e Antiguidades, em um comunicado. Também foi descoberta, ao seu lado, uma "estela romana gravada em demótico e hieróglifos", acrescentou.

A estela ainda deve ser decifrada para levar à identidade do imperador, de acordo com a equipe egípcia encarregada das escavações.

O Egito revelou uma série de grandes descobertas arqueológicas nos últimos meses, principalmente na necrópole de Saqqara, perto do Cairo, e no planalto de Gizé, que abriga a pirâmide de Quéops, a última das sete maravilhas do Mundo Antigo que ainda está de pé.

Uma foto sem data divulgada pelo Ministério de Antiguidades do Egito em 6 de março de 2023 mostra um trabalhador desenterrando uma estátua da Esfinge perto do Templo de Dendera na província de Qina
Uma foto sem data divulgada pelo Ministério de Antiguidades do Egito em 6 de março de 2023 mostra um trabalhador desenterrando uma estátua da Esfinge perto do Templo de Dendera na província de Qina (foto: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES / AFP)

Na quinta-feira (2), o país também anunciou que encontrou um túnel de nove metros no interior da Pirâmide de Gizé que poderia ser o caminho para chegar à "verdadeira câmara funerária do rei Quéops".

Mais ao sul, em Luxor, as autoridades se depararam com as ruínas de uma "cidade romana inteira", dos primeiros séculos da Era Cristã.

Para alguns especialistas, no entanto, a sucessão de descobertas pode ter mais motivação política e econômica do que científica. O Egito vive grave crise econômica e o setor de turismo é um dos principais motores de sua economia.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE