INTOLERÂNCIA

Irã instala câmeras nas ruas para identificar e punir mulheres sem hijab

Com o novo sistema, as mulheres que não estiverem usando o hijab serão identificadas e "receberão mensagens de texto de advertência sobre as consequências"

Correio Braziliense
postado em 08/04/2023 13:35 / atualizado em 08/04/2023 13:44
 (crédito: RIZWAN TABASSUM/AFP)
(crédito: RIZWAN TABASSUM/AFP)

As autoridades iranianas introduziram um sistema de monitoramento de imagens nos espaços públicos do país, para identificar e punir as mulheres que não usarem o hijab - véu, que costuma cobrir os cabelos.

Segundo um comunicado, divulgado pela polícia iraniana, neste sábado (8/4), câmeras de monitoramento foram introduzidas para "evitar a resistência contra as leis do hijab". De acordo com as autoridades, o não cumprimento do código de vestimenta do país "mancha a imagem espiritual do Irã e espalha insegurança".

Com o novo sistema, as mulheres que não estiverem usando o hijab serão identificadas e "receberão mensagens de texto de advertência sobre as consequências".

A medida foi tomada em um momento em que o país vive a maior onda de protestos contra o governo, por conta da obrigatoriedade do véu e da repressão a mulheres que se recusam a usá-lo.

Intoxicação de meninas em escolas no Irã

Neste sábado (8/4), dezenas de meninas foram intoxicadas em diversas escolas no Irã. Há mais de quatro meses o país vem sofrendo com casos misteriosos de estudantes envenenadas.

Desde novembro, diversas escolas, em grande maioria para o sexo feminino, foram alvo de intoxicações repentinas provocadas por gases ou substâncias tóxicas, que dão mal-estar e desmaios, às vezes seguidos por internações.

Um balanço divulgado em 7 de março apontou "mais de 5.000 estudantes" envenenadas em mais de 230 escolas localizadas em 25 províncias (o país tem 31 províncias).

*Com informações da AFP

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE